Fimec 09 de MARÇO DE 2023
Após três dias intensos de novidades, negócios e networking, a 46ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) chegou ao fim nesta quinta-feira (09), na Fenac, em Novo Hamburgo/RS (Brasil). A maior feira do setor na América Latina reuniu mais de 20 mil profissionais em busca de tendências e inovações em couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas e tecnologia, sendo reconhecida como a única feira que reúne todo o processo coureiro-calçadista.
Com um alto nível de participação de estrangeiros, a Fimec se reafirmou como uma feira internacional, sendo apontada como a melhor edição dos últimos anos. “Para mim, esta é a melhor Fimec desde que estou na Fenac. Como eu participo de feira desde 1985, esta foi com certeza a melhor feira há, pelo menos, 10 anos. E isso vai ao encontro dos relatos que ouvi de várias pessoas que passaram por aqui”, declarou o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung. Para ele, a Fimec deste ano cumpriu seu papel. “O propósito de uma feira foi amplamente conquistado na Fimec 2023, conectando visitantes que necessitam de fornecedores com expositores que entregam isso aos profissionais. Foi uma feira repleta de tomadores de decisões e, por isso, negócios foram efetivados aqui dentro”, complementou Jung.
Para o diretor-presidente, a empolgação e o entusiasmo dos participantes pode ser percebido nos corredores da feira. “A edição de 2023 entregou muito por conta de dois fatores que trabalhamos para conquistar, mas mesmo assim surpreenderam: uma visitação incrível de público estrangeiro comprador; e a visitação dos grandes curtumes do Brasil”, avaliou. Para ele, a projeção para o próximo ano é ainda melhor. “O sucesso desta edição me faz crer, com absoluta convicção, que a Fimec 2024 será uma das maiores feiras de todos os tempos”, projetou Jung.
A edição de 2024 – A 47ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) está marcada para os dias 12 a 14 de março, das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS.
Expositores comemoram resultados acima da expectativa
Nesta edição, a Fimec reuniu mais de 350 expositores, totalizando 10 mil m² de área de exposição. Entre as empresas presentes, estava a Componarte, que comemorou os resultados positivos. “A Fimec é uma feira muito boa, sempre viemos bem entusiasmados. Esta edição de 2023 superou completamente as nossas expectativas, pois teve bastante visitação, estávamos com o estande sempre cheio”, relatou Mariane Fumagalli, designer da marca. Com presença já confirmada na próxima edição, a marca pretende ampliar o espaço. “Estar na Fimec nos permite abrir novas portas, conhecer novos clientes, além de expor a nossa coleção e contribuir para que o cliente tenha um olhar diferenciado sobre a empresa”, complementou Mariane.
Outra marca satisfeita com os resultados desta edição foi a Injeplan. “Esta edição foi bem mais positiva que a do último ano. Parece que o mercado está voltando a aquecer, pois o movimento foi muito maior e as pessoas estavam realmente interessadas em novos produtos e negócios”, pontuou Marina de Moraes Clemes, gerente comercial da empresa. Além disso, ela destacou o networking que a feira proporcionou. “Fizemos muitos novos contatos para exportação, incluindo países como a Bolívia e o Peru. Para nós, é essencial expandir mercado, pois como não temos muita representatividade em outros estados, aqui alcançamos locais que não temos representantes”, explicou Marina, afirmando que a marca já renovou a participação para 2024. “Estamos avaliando um estande maior, porque esse aqui já ficou apertado para nós”, detalhou.
A satisfação dos expositores também pode ser percebida nos índices de renovação para a feira de 2024. A Fenac projeta que 90% dos expositores devem garantir espaço para o próximo ano. “Além desta renovação, estamos projetando que a Fimec 2024 cresça 20% em área vendida”, antecipou Jung.
Visitação de estrangeiros marcou edição
Neste ano, além de visitantes de diferentes estados brasileiros, a Fimec atraiu profissionais de outros 36 países: África do Sul, Argentina, Áustria, Bangladesh, Benin, Bolívia, Burkina Faso, Camarões, Chile, China, Colômbia, Egito, Equador, Espanha, EUA, Etiópia, Gana, Grã-Bretanha, Guatemala, Guiné, Índia, Irã, Mauritânia, México, Nigéria, Palestina, Paquistão, Paraguai, Peru, Quênia, República Democrática do Congo, República Dominicana, Senegal, Somália, Uruguai e Venezuela.
Para Sergio Coti, da empresa Procesos Modernos El Sol da Guatemala, que visitou a feira neste último dia, a busca era por novidades. “Trabalhamos com curtumes e estamos interessados em conhecer alguns equipamentos para a nossa empresa, pois necessitamos de muita tecnologia e aqui encontramos isso: máquinas muito modernas com a última tecnologia do mercado”, contou o profissional, que visitou a feira pela terceira edição. “Com certeza viremos para a Fimec 2024”, antecipou Coti.
Sobre a 46ª Fimec: uma realização da Fenac Experiências Conectam, que foi apresentada por Sicredi Pioneira e contou com patrocínio de Covestro, Transduarte, Henkel e Formas Kunz. A feira ainda teve apoio da Abicalçados, Abiacav, Abqtic, Abrameq, ACI-NH/CB/EV, Aicsul, Assintecal, CICB, Fiergs, IBTeC, Sebrae/RS e SITERGS. A Fimec 2023 aconteceu de 07 a 09 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS (Brasil).
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fimec