Sulserve 11 de MAIO DE 2022

Sulserve traz conteúdo gratuito para capacitar profissionais do setor

Feira de Padaria, Gastronomia e Hotelaria segue até quinta-feira (12), na Fenac, em Novo Hamburgo


 

Transformar o setor com conteúdo qualificado é um dos pilares das feiras profissionais promovidas pela Fenac, em Novo Hamburgo/RS. Prova disso é a 3ª Sulserve - Feira de Padaria, Gastronomia e Hotelaria, que acontece até amanhã (12) nos pavilhões do centro de eventos. Além de reunir expositores com novidades dos setores, a feira oferece dezenas de atividades de incentivo ao conhecimento para capacitar, atualizar e transformar o mercado através de palestras, oficinas e workshops gratuitos com profissionais renomados das áreas. Ao todo, nos três dias de evento, serão mais de 60 horas de atividades para capacitação.

 

Neste segundo dia de feira, foram abordadas diversas temáticas pertinentes aos setores de Padaria, Gastronomia e Hotelaria. Um dos espaços de conhecimento da feira é o Fórum Sulserve, que traz um circuito de palestras diárias sobre temáticas relevantes dos setores. Nesta quarta-feira (11), foi momento de Ozeias Rangel, fundador da Gastrotech Consultoria, conduzir a palestra “Um hotel que dá até para dormir! As diversas formas de trazer dinheiro novo indo do mono ao multisserviço!”. Na ocasião, ele falou sobre como criar um método para fazer dinheiro novo, ou seja, trazer receita nova para a operação hoteleira com a estrutura já existente. “Sugerimos algumas alternativas para criar soluções dentro da estrutura atual com o objetivo de gerar receita nova. A estrutura hoteleira não precisa existir apenas para o hóspede dormir, pois pode ter serviços ou produtos dentro da base que permitam gerar receita, como: espaço para coworking, clínica médica, cafeteria, adega de vinhos, espaço para eventos”, exemplificou Rangel.

 

Já na Arena do Conhecimento IFRS, Maíra Gaffrée falou sobre “Bentô Cakes”, apresentando uma das principais tendências atuais da confeitaria. “A gente apresentou um brigadeiro de cream cheese, cobertura de butter cream, geleia de frutas vermelhas e bolo de limão para fugir um pouco do tradicional”, comentou a especialista em Gastronomia e Alta Cozinha. Ao falar sobre o momento atual e o futuro da Confeitaria, Maíra destacou que qualificação é a palavra-chave. “Passamos dois anos muito difíceis com a pandemia, então o pessoal está buscando qualificação profissional. Por isso é muito importante a realização da Sulserve e as palestras para o público em geral. Nós temos aqui uma feira gigantesca, que antigamente só tinha no eixo Rio/São Paulo. Atualmente, estamos promovendo aqui no Sul uma feira desse porte”, contextualizou.

 

Com este mesmo discurso, Sérgio Fagundes, Coordenador da Academia Bunge Sul, conduziu a oficina “Folhados e Croissants Gradina Bicolor Recheados com NUTELLA®️” na Arena do Conhecimento Dellys/Johann. Fagundes explicou os processos da panificação, falando sobre folhados e principalmente a área francesa. O coordenador também destacou que os espaços de conhecimento da feira são de extrema importância para o mercado que busca uma mão de obra qualificada. “Cada vez é mais difícil ter um bom profissional, que faça a maioria dos itens e dos produtos. Atualmente, o mercado está provando que quando a pessoa se especializa ela tem um público garantido”, explicou.

 

Enquanto isso, na Arena do Conhecimento Sulserve/Santa Clara, Latoya Brum e Katherine Manetti apresentaram a oficina “Rotulagem de alimentos”, permitindo que os participantes trouxessem seu rótulo de alimento ou bebida para ser analisado durante a atividade. Na ocasião, as palestrantes falaram de forma ampla e prática sobre rotulagem de alimentos, explicando quais empresas precisam ter rótulos e como fazê-lo de forma adequada dentro da legislação. “Explicamos cada um dos itens que constam nos rótulos e o que precisa estar na parte frontal ou pode ficar atrás, esclarecendo o que a Vigilância Sanitária exige e, a partir disso, pode multar e apreender o produto se não estiver de acordo”, comentaram Latoya e Katherine. Elas ainda relataram que o primeiro dia de feira foi positivo. “Foi um início bem movimentado, pois tivemos vários participantes nas oficinas e estandes. As pessoas estão muito empolgadas em encontrar fornecedores, fazer networking e participar das oficinas. Todos os espaços de conteúdo estão cheios porque as pessoas estão sedentas por novos conhecimentos”, avaliaram.

 

Entre os visitantes, a busca por novidades e conhecimento é uma realidade. Para Thiago Kolling Monteiro, consultor da Padaria São José, a Sulserve permitiu ter uma visão geral do negócio. “No mercado costumamos visitar nichos específicos, mas aqui temos a possibilidade de encontrar novidades em processos, produtos e tecnologias em um único lugar”, relatou. Para o consultor, a pandemia acentuou a necessidade de inovação e a Sulserve vem ao encontro disso. “Fizemos bons contatos aqui na feira, mas principalmente saímos com bons negócios para o futuro e muitas possibilidades de oxigenar o negócio com novas ideias e soluções”, relatou Monteiro. O consultor visitou a feira no primeiro e segundo dia, quando também aproveitou para participar das palestras gratuitas do evento. “Fico muito feliz de ter uma feira deste porte na cidade e região porque todos os outros eventos desse nicho que encontrei eram no Sudeste”, comemorou.

 

Evento: 3ª Sulserve - Feira de Padaria, Gastronomia e Hotelaria

Data: 10 a 12 de maio de 2022 (terça a quinta-feira)

Horário: 13h às 20h

Credenciamento: feira profissional exclusiva para profissionais dos setores de Padaria, Gastronomia e Hotelaria, mediante credenciamento gratuito através do site www.sulserve.com.br. Proibido o acesso de menores de 16 anos.

Promoção: Fenac Experiências Conectam

Patrocínio: Sicredi Pioneira e Cooperativa Santa Clara

Apoio: ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Apis Food Solution, FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), Gastrotech, IFRS (Instituto Federal RS - Campus Porto Alegre), Microempa (Associação da Empresas de Pequeno Porte do RS), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), SEGH (Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho), Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos de Bebidas, SindGastrhô (Sindicato de Gastronomia e Hotelaria), SINDIHOTEL RS (Sindicato Intermunicipal de Hotelaria do Rio Grande do Sul) e SINDIPAN RS (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos do Rio Grande do Sul).


COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Sulserve acontece entre os dias 14 e 16 de maio em Novo Hamburgo
Com mais de 50 expositores confirmados, Feira de Panificação, Food Service e Hotelaria reunirá profissionais para apresentar novidades e tendências para o setor
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais reúnem mais de 60 mil visitantes em Novo Hamburgo
Público aproveitou descontos de uma das mais tradicionais promoções da região. Em paralelo, Festival apresentou rótulos e novidades do universo cervejeiro.
Últimos dias para aproveitar as promoções na Loucura por Sapatos
Até o dia 14 de abril, evento reúne calçados, roupas, bolsas e acessórios com descontos especiais na Fenac, em Novo Hamburgo. Em paralelo, Festival de Cervejas Artesanais prepara atrações para todos os gostos e estilos
Loucura por Sapatos apresenta tendências e lançamentos para o inverno 2024
Primeiro dia do evento teve a participação de visitantes de todo o Rio Grande do Sul. Feira acontece até o dia 14 de abril na Fenac, em Novo Hamburgo
Fenac reúne promoções e atrações para toda a família a partir desta quinta-feira (4)
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais acontecerão durante 11 dias em Novo Hamburgo
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais iniciam na próxima quinta-feira (4) em Novo Hamburgo
Eventos reúnem promoções e atrações para a família toda na Fenac
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.