Institucional 29 de JUNHO DE 2021

Sicredi Pioneira RS adquire imóvel com relevância histórica: a Casa Neumann

Imóvel da Linha Imperial, em Nova Petrópolis, esteve presente nos primeiros anos da cooperativa


A Sicredi Pioneira anuncia mais um marco importante para a manutenção de sua história: a compra da Casa Neumann.

 

Oficializada no último dia 15 de junho, na sede da cooperativa em Nova Petrópolis, a aquisição do imóvel constitui um passo importante para a preservação e o resgate de parte da história da cooperativa e do cooperativismo mundial. É mais um movimento significativa da cooperativa, prestes a completar 120 anos de fundação.

 

LINHA IMPERIAL

O imóvel está localizado em Linha Imperial, localidade de Nova Petrópolis, onde a cooperativa foi fundada, e compõe o mais representativo sítio histórico do cooperativismo no mundo, conforme a Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

 

Em seu entorno, estão a primeira e a segunda sede da cooperativa; o prédio histórico da Caixa Rural, local da primeira sede própria e em fase final de restauro, onde estão a Agência Sicredi e o Memorial Padre Amstad; o túmulo com os restos mortais do Padre; a Casa Paroquial habitada por ele; a Igreja São Lourenço, regida por Amstad; e a praça que leva seu nome, além do Salão Nikolaus Kehl, atual Sociedade Concórdia, onde ocorreu a reunião de fundação da Sicredi Pioneira RS, em 28 de dezembro de 1902.

 

Nas proximidades, encontram-se ainda o Pinheiro Multissecular, ponto turístico da região, a Escola Padre Amstad e o Monumento às Irmandades, que celebra a irmandade entre as nações cooperativistas e homenageia a cidade de Sunchales, capital do cooperativismo na Argentina, com a qual Nova Petrópolis mantém uma relação de irmandade cooperativa desde 2010.

 

MÚLTIPLAS ATIVIDADES

Construída por volta de 1920, a Casa Neumann foi moradia de Rudolfo Francisco Neumann, secretário da Caixa Rural por 40 anos, e de membros da família até 2016. Ao longo de toda a sua história, o local já foi utilizado como vinícola, posto de saúde, salão de baile, armazém, entre outras funções, sendo palco de 20 Assembleias Gerais Ordinárias da cooperativa.


SICREDI E SICREDI PIONEIRA RS

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio.


Com presença nacional, o Sicredi está em 23 Estados e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.


A área de atuação da Sicredi Pioneira RS é composta por 21 municípios: Alto Feliz, Canela, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Estância Velha, Feliz, Gramado, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Picada Café, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Vale Real.

 

 

Fonte: Portal Martin Behrend

O imóvel está localizado em Linha Imperial, localidade de Nova Petrópolis, onde a cooperativa foi fundada. Fotos Rafael Olanda/Divulgação

 

Sicredi Pioneira RS é patrocinadora das feiras Feipet 2021, Sulserve e Fimec 2022.


COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais iniciam na próxima quinta-feira (4) em Novo Hamburgo
Eventos reúnem promoções e atrações para a família toda na Fenac
Loucura por Sapatos é atração para a família toda de 4 a 14 de abril em Novo Hamburgo
Tradicional evento reúne promoções de calçados, bolsas, roupas e itens para a casa
Fimec chega ao fim e revela um Brasil protagonista do setor coureiro-calçadista no cenário mundial
Presença de visitantes e expositores internacionais marcou edição deste ano
Segundo dia de Fimec é marcado por geração de negócios e networking
Com um público altamente qualificado, feira do setor coureiro-calçadista reúne pessoas do mundo todo para aproveitar oportunidades, expandir contatos e conhecer produtos inovadores. Evento ocorre até amanhã, dia 14, na Fenac, em
Em maior edição dos últimos anos, Fimec abre ao público nesta terça-feira (12)
Tradicional evento do setor coureiro-calçadista projeta receber 20 mil visitantes em três dias
Fimec reúne setor coureiro-calçadista a partir da próxima terça-feira (12)
Durante três dias, maior feira do setor na América Latina apresentará novidades e iniciativas sustentáveis para a indústria
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.