Sulserve 18 de JANEIRO DE 2021

Turismo: seguem abertas as inscrições do programa de recuperação econômica para empresas do setor

Empresas do setor de Turismo de Novo Hamburgo podem se inscrever até o mês de março no Programa de Recuperação Empresarial pelo whatsapp 3594-2212. O Programa consiste na construção de um Plano de Gerenciamento de Crises, em consultoria on-line de 12h, mentoria para a Linha de Crédito e mais um tema de escolha do próprio empreendedor, que pode ser Gestão de Fluxo de Caixa ou Modelagem de Negócios, também em consultoria on-line, de 12h e 18h respectivamente.

Atividades que podem se inscrever
Podem se inscrever empreendedores do ramo turístico nos setores de Acampamento Turístico, Agência de Turismo, Meio de Hospedagem, Organizadora de eventos, Parque Temático, Transportadora Turística, Guia de Turismo, Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico ou à Pesca Desportiva, Casa de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística, Centro de Convenções, Prestador Especializado em Segmentos Turístico, Prestador de Infraestrutura de Apoio para eventos, Locadora de Veículos para Turistas, Parque Aquático e Empreendimentos de Lazer, Restaurante, Cafeterias, Bar e Similares.

Apoio e aporte do Conselho de Turismo
O Programa de Recuperação Empresarial é uma parceria da Prefeitura de Novo Hamburgo dentro do Pacto pelo Futuro e o Sebrae RS e que, no ano passado, recebeu o apoio do Conselho Municipal de Turismo de Novo Hamburgo (COMTUR/NH), que destinou aproximadamente R$ 50 mil, provenientes do Fundo Municipal de Turismo, para o subsídio das consultorias, que podem atender até 200 empresas om atividades características do turismo no município.

A representante da Universidade Feevale no COMTUR, Mary Ashton, ressaltou a importância das qualificações aos empreendedores. “As capacitações que visam qualificar o trade turístico para a melhor retomada das atividades neste novo normal imposto pela pandemia são importantes, pois contribuem para o fortalecimento conjunto e coletivo do setor turístico”, comentou. Já Dênis Furlan, representante da Associação Comercial e Industrial (ACI) no COMTUR, destacou a oportunidade que os empreendedores locais terão. “Em um momento de retomada da economia, com uma demanda reprimida e o turismo desenvolvendo-se de uma forma mais regional, o comércio e a gastronomia devem atentar-se as oportunidades”, frisou.

“Estamos em tempos de mudança de mentalidade e para isso é preciso um novo olhar, a ser desenvolvido através da consultoria e da inserção em programas voltados ao setor criativo. O novo precisa ser construído”, ressaltou a representante da Procuradoria Geral do Município (PGM) no COMTUR, Cinara Vila.
O diretor de Turismo de Novo Hamburgo, Deivid Schu, ressaltou o potencial da região. “O turismo neste período sofreu diversas transformações e possibilitou o desenvolvimento de novos mercados, nos quais a região possui plenas condições de captação deste novo perfil de consumidor”, avaliou.

Fonte: COMTUR/PMNH