Fimec 17 de DEZEMBRO DE 2020

Fimec 2021 anuncia nova data e confirma três grandes patrocinadores

A 45ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) está confirmada para acontecer presencialmente e em nova data: de 04 a 06 de maio de 2021, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS. A alteração no período de realização da feira atende solicitações das entidades setoriais apoiadoras da Fimec, que ressaltam que a data anteriormente confirmada, em março de 2021, ainda apresentava muitas incertezas, apontando o adiamento da feira como a ação mais adequada diante do cenário atual.

Entre os fatores apresentados pelas entidades para embasar o pedido de alteração, estão: instabilidade do mercado em relação à disponibilidade de matéria-prima para montagem dos equipamentos; possíveis restrições e dificuldades de viagens internacionais; a falta de previsão que a vacinação para prevenção da Covid-19 esteja consolidada em março; e risco de pouca visitação caso o cenário de transmissão ainda se configurasse com considerável preocupação. Além disso, a alteração também está alinhada com a transferência de datas das demais feiras internacionais do setor coureiro-calçadista. “Entendemos o cenário atual e, a partir de conversas com entidades setoriais, apoiadores e expositores da feira, identificamos que seria mais adequado realizar a Fimec em maio de 2021”, destaca o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung.

Patrocinadores confirmados
Além da alteração de data, outra novidade da Fimec 2021 é a confirmação de três grandes nomes como patrocinadores: Transduarte, Sicredi Pioneira RS e a multinacional Covestro. Por reunir os principais players do mercado da América Latina, a Fimec é um grande atrativo para as três empresas, que além de unir seus nomes aos da feira, se farão presentes com estandes para negociações. “Diante de todo o cenário econômico atual, já contar com estes três grandes nomes nos apoiando, mostra a relevância da Fimec como um evento estratégico para toda a cadeia calçadista. Sabemos que será um evento extremamente importante para a retomada do setor em 2021”, destaca Jung

O diretor de vendas e desenvolvimento de mercado da Covestro, Silvio Hernandes Torres, acredita no potencial competitivo da Fimec para conectar grandes empresas com a Covestro, uma das maiores fabricantes de matérias-primas para o segmento calçadista no mundo. “A Fimec é uma feira referência que reúne os principais players do mercado e traz a oportunidade de apresentar ao mercado brasileiro e latino-americano as mais novas tecnologias disponíveis mundialmente, principalmente com foco em economia circular e sustentabilidade”, destaca. O mercado brasileiro é de extrema importância para a multinacional, que tem o objetivo de mostrar as tecnologias mais inovadoras, sustentáveis e materiais que possam também contribuir para  tornar a indústria brasileira mais competitiva e aumentar as possibilidades para a reciclagem dos calçados, na busca cada vez mais forte de uma economia circular.

A Sicredi Pioneira RS, patrocinadora pelo segundo ano consecutivo, acredita na Fimec para fortalecer a sua marca junto ao setor industrial. “Acreditamos que a feira tem uma importância fundamental ao trazer tecnologia e inovação para o setor. Temos a missão de demonstrar que o Sicredi é uma instituição completa também para as indústrias. Este foi o motivo que nos levou a patrocinar pela primeira vez em 2020 e manter o patrocínio para o próximo ano”, avalia Solon Stahl, diretor executivo da Sicredi Pioneira. Ele ainda explica que o patrocínio leva em consideração o propósito da Sicredi. “Também devemos considerar que todas as decisões tomadas pela cooperativa são em nome de nosso propósito que é ‘juntos construímos comunidades melhores’. Neste contexto, uma feira de negócios é sempre um impulsionador de negócios, geração de receitas, manutenção ou ampliação de empregos e renda, e logo, fundamental para termos comunidades melhores. Em especial em 2021, um ano após o surgimento da pandemia, e que todas iniciativas que visem retomada da nossa economia precisam ser incentivadas”, ressalta Stahl.

A Transduarte, empresa especializada no transporte e logística de componentes, máquinas, equipamentos e matérias-primas para o setor calçadista é parceira da Fimec há mais de 15 anos e segue apoiando o evento em 2021, ano em que considera essencial a feira. “Nós acreditamos que a Fimec 2021 será a retomada do mercado pós-pandemia, o setor calçadista foi um dos mais afetados, e a feira será a oportunidade de apresentar novidades ao mercado e a força que nosso setor tem”, destaca Filipe Baum, gerente comercial. Ele ainda fala sobre a retomada do setor. “A feira será essencial para a retomada de mercado, não podemos e não temos mais como parar, mas claro,  devemos retomar todos os serviços, e sempre respeitando todas as medidas de segurança dos órgãos competentes”, complementa Baum.

SERVIÇO
Evento: 45ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)
NOVA DATA: 04 a 06 de maio de 2021
Horário: 13 às 20 horas
Local: Fenac - Novo Hamburgo/RS, Brasil
Realização: Fenac Experiências Conectam
Patrocínio: Covestro, Sicredi Pioneira RS e Transduarte
Apoio: Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e entidades setoriais: ABICALÇADOS, ABIACAV, ABQTIC, ABRAMEQ, ACI-NH/CB/EV, AICSUL, ASSINTECAL, CICB, FIERGS, IBTEC e SEBRAE/RS.
Mais informações: acesse www.fimec.com.br e as redes sociais: www.facebook.com/FeiraFimec e www.instagram.com/feirafimec.