Fimec 23 de JANEIRO DE 2020

Fábrica Conceito e Estúdio Fimec apresentam novidades para a edição de 2020 da feira


 
Na manhã desta quinta-feira (23), a Fimec 2020 e suas entidades parceiras promoveram uma coletiva de imprensa para apresentar as novidades de duas tradicionais atrações da feira: a Fábrica Conceito e do Estúdio Fimec. A edição deste ano acontecerá de 10 a 12 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS. A Fimec é reconhecida como a maior feira do setor da América Latina e a única feira do mundo que reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista em um mesmo local. 
 
Marcio Jung, diretor-presidente da Fenac, destaca a importância da Fábrica Conceito e do Estúdio Fimec. “A Fábrica Conceito é um projeto tão singular que atrai diversos empresários à feira. O Estúdio Fimec, por sua vez, sempre foi uma atração inovadora. Ambos os projetos tem a ver com proporcionar experiência aos visitantes, que é algo que buscamos em todas as feiras da Fenac”, afirma. Marcio também comenta sobre as expectativas para a edição deste ano. “Nossa área vendida já está maior que em 2019, com um crescimento de 5 a 10% em área de exposição. Isso significa mais expositores, mais atrações, novidades e tecnologias apresentadas aos visitantes”, pontua Jung.
 
 
11ª Fábrica Conceito será uma edição de recordes
A Fábrica Conceito é um projeto realizado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Fenac e Coelho Assessoria Empresarial. A proposta da ação é apresentar aos visitantes da Fimec a aplicabilidade dos processos tecnológicos, logísticos e produtos expostos na Fimec, a partir da fabricação de calçados em tempo real. Em um espaço de 1.100 m², o projeto deste ano terá números recordes - serão seis linhas de produção, que responderão por 17 modelos de calçados, sendo 16 femininos e um masculino.
 
Em sua 11ª edição, a Fábrica Conceito terá como parceiras as empresas Calçados Ramarim e Grupo Arezzo. A Escola do Calçado Senai participará com uma linha de produção de modelos desenvolvidos pelos alunos do curso de formação de técnicos de calçados. O responsável pela coordenação da fábrica e gestor da área de consultoria técnica do IBTeC, Paulo Model, destaca que será a edição mais complexa do projeto. “Com mais de 90 empresas participando, a Fábrica Conceito 2020 contará com um total de 50 operários e 40 alunos do Senai, que serão responsáveis pela produção de cerca de 3.500 pares, nos três dias da feira. O projeto usará 132 máquinas e equipamentos”, detalha.
 
O diretor da Coelho Assessoria Empresarial, Luis José Coelho, avalia a evolução do projeto. “A Fábrica Conceito já se consolidou como uma das principais atrações da feira. Nesta edição nossos números são recordes e mostram o apoio que todo o setor calçadista deposita neste projeto, que é o principal de tecnologia e inovação do setor”, destaca Coelho. Já o presidente-executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, explica o que os visitantes podem esperar desta edição. “A 11ª Fábrica Conceito apresentará inovação, tecnologia e sustentabilidade, tudo o que o setor tem de melhor em termos de processos, produtos e insumos para a indústria coureiro-calçadista”, comenta.
 
Entre as inovações dos modelos produzidos está um tênis que terá o uso de dois processos de montagem - stringado e ensacado no mesmo modelo, garantindo ganho de tempo e economia no uso de materiais, o que se reflete diretamente no custo final do produto. A sustentabilidade também se destacará na linha de produção de um modelo de scarpin com cabedal em poliuretano e solado de TPU ecológico feito a partir de óleo de manona. Outra novidade apresentada será um sistema de transporte alternativo à esteira. No trilho de montagem a linha superior é independente da inferior e transporta com velocidades diferentes, o que permite fazer modelos diferentes ao mesmo tempo, sem perder produtividade. colaboradores no processo de produção.
 
                 
Influência dos games no comportamento será o tema do Estúdio Fimec
O Estúdio Fimec, experiência conceitual dentro da Fimec, chega à edição 2020 com uma temática inovadora e que provocará a indústria de calçados e acessórios. O espaço, que será chamado de Estúdio On, buscará pensar a influência dos jogos eletrônicos no comportamento de consumo. Um espaço dedicado a pensar o futuro da moda, do desenvolvimento de produtos e mesmo do consumo.
 
O projeto é uma realização da Fenac com a Coelho Assessoria Empresarial. O conteúdo fica a cargo do Studio 10 que coordena todo o trabalho de pesquisa com o Centro de Design da Universidade Feevale. “Sejam de quais forem as gerações a que pertençam, grande parte da população, hoje, é adepta dos jogos em computadores ou smartphones. Imigrantes ou nativos digitais já se relacionam intimamente com o tema da ‘gameficação’ dos comportamentos, que é o fato de assimilarem a linguagem dos games nos mais diversos momentos e situações do dia a dia”, contextualiza o estilista e diretor da Studio 10, Christian Thomas.
 
 
Sobre a Fimec: a 44ª Fimec é uma realização da FENAC S/A e conta com patrocínio da Sicredi Pioneira RS e Transduarte. A feira ainda tem apoio das entidades setoriais: ABICALÇADOS, ABIACAV, ABQTIC, ABRAMEQ, ACI-NH/CB/EV, AICSUL, ASSINTECAL, CICB, FIERGS, IBTEC e SEBRAE/RS.
 
SERVIÇO
Evento: 44ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)
Data: 10 a 12 de março de 2020
Horário: 13 às 20 horas
Local: Fenac - Novo Hamburgo/RS, Brasil
Mais informações: acesse www.fimec.com.br e acompanhe nas redes sociais @feirafimec.
 

COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Reparasul anuncia nova data para atender melhor o setor
Feira profissional acontecerá de 16 a 19 de novembro, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS
Fenac se reafirma como espaço para eventos sociais e corporativos de diferentes portes
Empresa promoveu café da manhã para profissionais do setor, apresentando infraestrutura disponível para locação
Feipet apresenta tendências do mercado veterinário
No final de maio, feira profissional reuniu os mercados PET E VET, em Novo Hamburgo/RS
Feipet encerra com bons negócios em Novo Hamburgo
Durante três dias, feira do mercado PET e VET reuniu profissionais na Fenac
Vet 360 traz palestra gratuitas para veterinários e profissionais do setor
Atração faz parte da programação da Feipet, que acontece até amanhã (31), na Fenac, em Novo Hamburgo
Feipet apresenta novidades do universo PET e VET em Novo Hamburgo
Feira profissional segue até terça-feira (31), na Fenac
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.