Fimec 09 de SETEMBRO DE 2019

Fimec firma parceria com associação calçadista da Colômbia para ampliar visitação internacional em 2020

No último mês, a Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) visitou a IFLS + EICI, feira de calçado e couro que se realiza em Bogotá, na Colômbia. Na oportunidade, o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung, se reuniu com Luis Gustavo Florez Enciso, presidente da ACICAM (Associação Colombiana de Indústrias de Calçados, Couros e seus Manufaturados) e Jhon Jairo Osorio Montoya, diretor da associação. O encontro teve por objetivo estreitar o relacionamento com a associação e o setor coureiro-calçadista do país, buscando uma cooperação para trazer visitantes da Colômbia para a Fimec 2020.

De acordo com Jung, a fabricação de calçados na Colômbia é relevante, mas extremamente dependente de componentes, couros e máquinas do mercado externo, tanto para calçado quanto para a indústria coureira. “Associar a ACICAM e IFLS à Fenac e Fimec é algo natural, pois atende essa necessidade colombiana e também vem ao encontro da nossa necessidade em dar condições aos expositores da Fimec para atender esse mercado que é carente de abastecimento de matéria-prima e maquinário”, destaca.

Já Montoya explica que para o setor calçadista da Colômbia o Brasil é referência em muitos aspectos. “Enxergamos o Brasil como uma referência em tecnologia, produtos diferenciados, moda e desenvolvimento do setor coureiro-calçadista, não somente na América Latina, mas em todo o mundo”, avalia. Ele ainda conta qual a expectativa para a Fimec 2020. “Os brasileiros sempre são muito receptivos aos empresários colombianos e por isso organizaremos uma missão empresarial à Fimec 2020 em parceria com a Fenac. Esperamos levar em torno de 20 empresas - compradores em potencial - para a feira brasileira”, complementou.

Plataforma Internacional de Negócios
Além do trabalho para ampliar a visitação à Fimec 2020, as entidades trocarão espaços institucionais nas feiras. “Nossa relação vem amadurecendo ao longo dos anos e agora firmamos esse acordo de colaboração mútua. Assim, a Fenac terá um espaço na IFLS para expor e apresentar a Fimec para os visitantes; e a ACICAM terá um espaço na Fimec para apresentar a IFLS, captar visitantes e recepcionar seus associados colombianos na feira”, explica Jung. Para Montoya, ambas as instituições se beneficiarão em um entendimento mútuo de trabalho conjunto. “São duas organizações que têm muitos objetivos em comum, buscando apresentar melhorias para que os empresários do setor se desenvolvam no mercado, sejam mais produtivos e que fortaleçam as nações a partir deste setor importante para ambos os países”, pontua.

A iniciativa vem ao encontro do posicionamento da Fimec em ser uma plataforma internacional de negócios. “Estamos cada vez mais dedicando nosso trabalho de prospecção e mídia em países e polos brasileiros que colaborem para que os nossos expositores tenham êxito, buscando trazer visitantes qualificados”, explica Jung. Para ele, a Fimec 2020 será histórica. “A partir desse intenso trabalho, estamos com a perspectiva de atingir uma das maiores visitações qualitativas da história da Fimec na edição de 2020”, pontua.

Sobre a Fimec 2020 - A 44ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) está marcada para os dias 10, 11 e 12 de março das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS). Saiba mais em: www.fimec.com.br e acompanhe nas redes sociais www.facebook.com/FeiraFimec e www.instagram.com/feirafimec.

Na foto: Marcio Jung da Fenac, Stefano Migliavacca da Edizione AF-Arsutoria e Jhon Jairo Osorio Montoya da ACICAM