Fimec 21 de FEVEREIRO DE 2019

Fimec inicia na próxima semana


Está chegando a 43ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes). Do dia 26 a 28 de fevereiro, a Fenac, em Novo Hamburgo/RS, reunirá toda a cadeia coureiro-calçadista em busca de lançamentos e tecnologias do setor. A feira apresentará novidades de mais de 500 expositores de couros, produtos químicos, componentes, máquinas, equipamentos e tecnologias para calçados e curtumes de diferentes estados brasileiros e de países da América do Sul, Ásia, Europa e África. “Durante três dias, a Fimec reunirá toda a cadeia coureiro-calçadista. O visitante encontrará o que só uma grande feira de 43 edições tem a oferecer: inúmeros expositores com novidades e tecnologia, networking e conhecimento capaz de transformar a indústria coureiro-calçadista”, pontua o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung. Com o mote “Onde a indústria cria negócios”, nesta edição a Fimec contará com 35 novas empresas que participarão pela primeira vez e 22 empresas que estão retomando a sua participação após anos.

Além disso, neste ano, a Fimec conta com um incremento na área de máquinas para calçados, com um crescimento de 12%. Entre estes expositores novos está a Lectra, que após cinco anos sem participar da feira retorna à Fimec. “O regresso à Fimec já era muito esperado, pois é uma excelente oportunidade não só de rever os clientes como também de conhecer novas empresas fabricantes de calçados no Brasil. Analisamos os nossos resultados recentes neste mercado e entendemos que são muito expressivos e, por isso, quisemos reforçar o nosso compromisso com este setor. Estamos certos de que nossa participação terá um impacto muito positivo neste ano e nos seguintes”, destaca Vitor Duarte, Gerente de Contas da Lectra. “Além do otimismo derivado do novo governo, as empresas de calçados estão avançando muito no sentido de indústria 4.0. É uma indústria muito competitiva e com uma grande vontade de profissionalização. Como temos soluções incríveis para este mercado também estamos otimistas”, explica Duarte.


Atrações profissionais trazem conhecimento e informação para os visitantes
A Fimec oferecerá diversas ações paralelas para agregar conhecimento e apresentar novidades e processos aos visitantes da 43ª edição:

FÓRUM FIMEC – Com conteúdo inédito para o setor, o Fórum Fimec potencializa o desenvolvimento do mercado através de palestras sobre temas relevantes, troca de experiências com profissionais de referência nacional e internacional, networking, construção de conhecimento e atualização para gerar oportunidades de negócios. Nesta edição, os profissionais já confirmados são: THOMAS MICHAELIS (Alemanha), Chefe de Revestimentos Têxteis na Europa, Oriente Médio e África da Covestro; e CLÁUDIA NARCISO, Consultora de Moda e Estratégia da Arezzo&Co (Brasil). Além disso, ocorrerá um painel sobre “Os Caminhos da Exportação de Calçados” que reunirá diversos nomes, como: JOÃO FERNANDO HARTZ - Diretor da Sunset, NELSON GERMAN – Diretor da Spectrum Shoes Brasil, HEITOR KLEIN – Presidente-Executivo da Abicalçados, LUÍS ANDRÉ HAMESTER DA ROCHA – Diretor da Orisol do Brasil, Master Máquinas e Equipamentos e Vice-Presidente de Inovação do IBB - Instituto by Brasil e convidados.
A segunda edição do Fórum acontece junto à Fimec, no dia 27 de fevereiro, das 9 às 14 horas. Inscrições podem ser feitas através do site www.fimec.com.br/forum ou no local durante a feira. O Fórum Fimec tem patrocínio de BASF, Transduarte e Orisol, apoio master da Universidade Feevale e apoio do SEBRAE RS e das entidades do setor coureiro-calçadista.

ESTÚDIO FIMEC – Neste ambiente inspiracional o público entra em contato com matérias-primas e produtos finalizados e construídos a partir de pesquisas de moda baseadas no comportamento do consumidor. O espaço traz diversas tendências de moda que proporcionam um direcionamento para as criações dos visitantes. Neste ano, o tema será Rel@ções Convergentes, abordando o envolvimento virtual e as relações entre nativos da era digital e visitantes dessa era.
O projeto Estúdio Fimec é uma realização da Fenac com Coelho Assessoria Empresarial e o conteúdo de responsabilidade do Studio 10 e do Centro de Design Feevale.

FÁBRICA CONCEITO – Com o tema “A tecnologia da informação a serviço da indústria calçadista”, a Fábrica Conceito 2019 chega ao seu 10º ano de projeto apresentando aos visitantes a aplicabilidade dos processos tecnológicos, logísticos e produtos expostos na Fimec, a partir da fabricação de calçados em tempo real. O projeto reúne em torno de 70 empresas, desde fornecedores de matérias-primas até sistemas de gestão, logística de distribuição, controle da produção, máquinas e destinação dos resíduos industriais da fábrica. Outro destaque é o Projeto SOLA (Sistema de Operações Logísticas Automatizadas), da Abicalçados, que demonstra o controle dos processos logísticos de maneira automatizada por leituras de código de barras e RFID.
Além disso, uma das ações da Fábrica Conceito na Fimec 2019 será uma programação de pocket palestras, com temas de interesse do setor calçadista, em apresentações de 15 minutos, nos três dias de feira. A Fábrica Conceito é realizada pela Fenac, IBTeC e Coelho Assessoria Empresarial com apoio da Abicalçados/Projeto Sola.


RODADAS DE NEGÓCIOS – As rodadas de negócios buscam ampliar o networking durante a feira. O FF Exchange é uma rodada de negócios no modelo speed dating, na qual os interlocutores têm três minutos para apresentar seus produtos e iniciar uma negociação. Nesta edição, o projeto reunirá calçadistas (âncoras), fornecedores da cadeia e empresas de tecnologia, com o objetivo de otimizar o tempo e proporcionar o máximo de contatos para a realização de negócios, aproximando todos os elos da cadeia. O FF Exchange é uma realização da Abicalçados, por meio do Future Footwear, programa mantido em parceria com as entidades setoriais Abrameq (máquinas), Assintecal (componentes) e CICB (couros).

Outra iniciativa é o Projeto Comprador, promovido pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals como uma ação de incentivo às exportações executadas em parceria pela Apex-Brasil e a Assintecal. Nos três dias de evento, estima-se realizar cerca de 600 rodadas de negócios entre participantes do projeto e 10 compradores da Argentina, México, Equador, Peru, Colômbia e Índia. A expectativa de negócios é superar os USD 15 milhões atingidos na edição passada


SERVIÇO
Evento: 43ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)
Data: 26, 27 e 28 de fevereiro, das 13 às 20 horas
Local: Fenac (Av. Nações Unidas, 3825, bairro Ideal, Novo Hamburgo/RS, Brasil)
Valor: entrada gratuita e exclusiva aos profissionais do setor
Realização, patrocínio e apoio: A Fimec é uma realização da FENAC S/A, com patrocínio ouro da BASF, patrocínio prata da Transduarte e apoio das entidades setoriais: ABICALÇADOS, ABQTIC, ABRAMEQ, ACI-NH/CB/EV, AICSUL, ASSINTECAL, CICB, FIERGS, IBTEC e SEBRAE/RS.
Mais informações: através do site www.fimec.com.br e das redes sociais: www.facebook.com/FeiraFimec e www.instagram.com/feirafimec.
 


COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Sulserve acontece entre os dias 14 e 16 de maio em Novo Hamburgo
Com mais de 50 expositores confirmados, Feira de Panificação, Food Service e Hotelaria reunirá profissionais para apresentar novidades e tendências para o setor
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais reúnem mais de 60 mil visitantes em Novo Hamburgo
Público aproveitou descontos de uma das mais tradicionais promoções da região. Em paralelo, Festival apresentou rótulos e novidades do universo cervejeiro.
Últimos dias para aproveitar as promoções na Loucura por Sapatos
Até o dia 14 de abril, evento reúne calçados, roupas, bolsas e acessórios com descontos especiais na Fenac, em Novo Hamburgo. Em paralelo, Festival de Cervejas Artesanais prepara atrações para todos os gostos e estilos
Loucura por Sapatos apresenta tendências e lançamentos para o inverno 2024
Primeiro dia do evento teve a participação de visitantes de todo o Rio Grande do Sul. Feira acontece até o dia 14 de abril na Fenac, em Novo Hamburgo
Fenac reúne promoções e atrações para toda a família a partir desta quinta-feira (4)
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais acontecerão durante 11 dias em Novo Hamburgo
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais iniciam na próxima quinta-feira (4) em Novo Hamburgo
Eventos reúnem promoções e atrações para a família toda na Fenac
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.