15 de JANEIRO DE 2019

Couromoda 2019 começa com clima de otimismo


Com o objetivo de apresentar ações da Fimec para o público do evento e fortalecer o relacionamento com o setor, a direção da Fenac marcou presença na Couromoda, feira que começou ontem (14) em São Paulo e abre o calendário de eventos do setor calçadista em 2019. O clima de otimismo e confiança na retomada econômica que se verifica nos corredores e estandes também se refletiu na cerimônia oficial de abertura da Couromoda 2019, realizada no final da manhã da segunda-feira, dia 14. Com a presença dos governadores de São Paulo, João Doria; e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além de diversas autoridades políticas e lideranças setoriais, o evento que deu início à 46ª edição da Couromoda trouxe discursos alinhados com um sentimento de melhora sensível na economia e na volta do crescimento.

O fundador e presidente da Couromoda, Francisco Santos, ressaltou a importância estratégica do complexo calçadista para o país. “Poucos são os setores da economia nacional com um cenário tão favorável a dar uma resposta imediata em duas das principais demandas do Brasil: geração de empregos e aumento das divisas”, argumentou Santos, lembrando que há capacidade ociosa na indústria. E a mesma lógica serve para o varejo de calçados.

Ele também enfatizou que o cenário internacional deve propiciar ao cluster calçadista condições de crescimento rápido. “São animadoras as perspectivas no mercado global. A política externa do Governo Bolsonaro, que prioriza a relação comercial com os países mais desenvolvidos, notadamente Estados Unidos e Europa, deve acelerar a reconquista de uma fatia maior destes mercados por parte das marcas brasileiras. Ao mesmo tempo, as negociações com os parceiros da América Latina devem ser ampliadas, neste que é uma extensão do mercado doméstico. Com a melhora externa da imagem do Brasil e do ambiente econômico e social interno, já é visível o retorno de grandes compradores internacionais, muitos deles já presentes na Couromoda”, destacou.

Por fim, Santos lembrou do peso dos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul no segmento calçadista e saudou os novos governadores, João Doria e Eduardo Leite, respectivamente, que iniciam suas trajetórias dando mostras de qualidade, ousadia e inovação. “É fundamental o desempenho e a liderança do estado de São Paulo, maior centro econômico e financeiro da América Latina, agora sob a firme liderança do governador Doria, um entusiasta do setor. E uma saudação muito especial ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que vai reconduzir os gaúchos ao caminho do crescimento, com seu perfil jovem, moderno e competente, que certamente fará a diferença no governo”, finalizou.

Rio Grande do Sul
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se juntou ao discurso de otimismo e de confiança em novos tempos para o estado gaúcho e o Brasil. Leite garantiu que o comando executivo estadual trabalha para a reativação do setor em que os gaúchos são líderes nacionais nas exportações em termos de valores, e ficam na segunda posição em termos de produção. Para isso, o governador aposta em três pilares: redução da burocracia, dando agilidade a trâmites como licenciamentos e alvarás, por exemplo; diminuição dos custos logísticos, com investimentos em infraestrutura e busca de parcerias na iniciativa privada; e revisão do custo tributário, revendo gastos inadequados e melhorando a governança em diversos setores do estado.

“Paralelos a estas três valências, vamos apostar e dar atenção especial a qualificação da mão de obra e também restaurar a ordem e a segurança no dia a dia, valorizando os verdadeiros heróis do país, que são os investidores e empreendedores que colocam seu patrimônio pessoal em risco ao apostar em seus negócios”, concluiu Leite.

São Paulo
O governador de São Paulo, João Doria, iniciou seu pronunciamento com uma boa notícia: o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de Franca será mantido e, inclusive, melhorado. O instituto corria risco de ser desativado, o que gerava preocupação aos calçadistas da cidade e região. O governador paulista lembrou que a transferência da Couromoda do Rio de Janeiro para São Paulo se deu por intermédio de seu convite ao casal Francisco e Waleska Santos.

Ele adiantou que, em concordância com o Governo Federal, após reunião com o presidente Jairo Bolsonaro, será iniciado um amplo programa de privatizações no estado, com destaque para áreas como rodovias, hidrovias, aeroportos e ferrovias. “O governo tem que estar onde ele é necessário, auxiliando os menos favorecidos, mas principalmente oportunizando emprego e renda, o que de fato gera dignidade e independência para as pessoas”.

Ele declarou aberta oficialmente a feira e, logo após, concedeu uma breve entrevista coletiva, na qual garantiu que o Brasil deve crescer, ao menos, 3% neste ano. “Se a Reforma da Previdência for aprovada ainda no primeiro semestre, este incremento pode chegar a 5%. E os reflexos positivos certamente se farão sentir no setor calçadista”, arrematou.


Fonte e fotos: Couromoda
COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais movimentam Novo Hamburgo em abril
48ª Fimec chega ao fim reforçando posição do Brasil como um dos principais polos calçadistas do mundo
Com mais de 23 mil visitantes de 36 países, feira movimentou o setor nos últimos três dias, projetando crescimento para o ano
2º dia de Fimec movimenta setor com conhecimento técnico, atualização profissional e networking
Maior feira coureiro-calçadista da América Latina reúne atrações completas para impulsionar o desenvolvimento da indústria, atraindo visitantes de mais de 25 países em busca de atualização, negócios e novas parcerias
48ª Fimec começa com expectativa de impulsionar o crescimento do setor coureiro-calçadista na América Latina
Com soluções para toda a cadeia produtiva da indústria do calçado, feira projeta receber 20 mil visitantes durante os três dias. Evento acontece até quinta-feira (20) na Fenac, em Novo Hamburgo
Setor coureiro-calçadista apresenta novidades e busca parcerias estratégicas na Fimec 2025
Evento acontece de 18 a 20 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS
Fenac realiza leilão de bens inservíveis nesta sexta-feira (17)
Pessoas físicas e jurídicas podem participar do ato, que terá um trator entre os itens leiloados
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.