Fimec 09 de NOVEMBRO DE 2018

Curtume 4.0 será uma das novidades para a Fimec 2019

A Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) é a única feira do mundo que reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista em um mesmo local, sendo a maior da América Latina. A 43ª edição acontecerá de 26 a 28 de fevereiro de 2019 nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, no Brasil, e uma das novidades será o Curtume 4.0, iniciativa inédita que permitirá aos visitantes de diversos países a visualização da operação de um curtume durante a feira. O lançamento do espaço ocorreu nesta quinta-feira (08), durante o Fórum CSCB de Sustentabilidade, no Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente em Estância Velha/RS.

Na oportunidade, Vinícius Fonte, gestor de projetos da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas para Couro e Calçados (Abrameq), apresentou a iniciativa. “O Curtume 4.0 irá concentrar o que há de mais moderno e avançado para a indústria do couro, permitindo ao visitante da feira a experiência de visualizar as tecnologias e analisar todas as variáveis que compõem o processo. Essa oportunidade facilitará a análise para possíveis investimentos e implementações, a fim de melhorar o processo produtivo e os negócios, eliminando desperdícios e gerando maior rentabilidade”, destacou.

A ideia de inserir o espaço na Fimec surgiu a partir de um debate entre um grupo de empresários fabricantes de máquinas associados à Abrameq, levando em consideração a relevância do setor curtumeiro a nível mundial. “Para atrair e dar maior visibilidade às empresas, precisamos constantemente nos diferenciar e, por isso, criamos essa proposta inovadora, que é um curtume dentro da feira. Mostrar novas tecnologias e seus diferenciais é a grande missão dessa oportunidade que estaremos proporcionando aos visitantes da Fimec”, afirma Marlos Davi Schmidt, presidente da Abrameq.

O Curtume 4.0 proporcionará aos visitantes uma visão clara do processo produtivo e a correta adequação das máquinas. Os conceitos e inovações apresentados poderão ser utilizados em todos os curtumes, independente do tamanho. Para os expositores, será mais uma forma de apresentar as novas tecnologias aos visitantes. “Será a primeira vez na história que contamos com a ‘apresentação’ de um curtume dentro de uma feira, reunindo expositores com o propósito de levar conteúdo aos visitantes e demonstrar os equipamentos expostos”, reforça um dos organizadores da iniciativa, Júlio Bresolin, da Gemata do Brasil.

Para o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung, a iniciativa do Curtume 4.0 atende a busca constante da Fenac em trazer novidades pertinentes aos visitantes. “A Fenac em todas as suas feiras, principalmente na Fimec, tem primado pelo conteúdo e a introdução do Curtume 4.0 faz parte dessa movimentação. Nosso objetivo é trazer mais do que informação aos visitantes, queremos proporcionar transformação através de um conteúdo qualificado”, destacou. “É um investimento que fazemos pensando em nossos visitantes, que já são focados e qualificados e, por isso, precisamos ser inovadores a cada ano para atendê-los. Com o Curtume 4.0, vamos contemplar uma parte da feira que precisa ser incentivada, buscando cada vez mais atender a cadeia coureiro-calçadista em sua totalidade”, complementou Jung.

Outro diferencial da Fimec é a Fábrica Conceito, um espaço que mostra a produção de calçados em tempo real, com o objetivo de apresentar ao visitante a aplicabilidade dos processos tecnológicos e produtos expostos no evento. Em sua última edição, a Fimec reuniu mais de 500 expositores com público profissional e qualificado, de mais de 37 países, sendo 14 da América Latina. Uma das novidades deste ano foi o Fórum Fimec, que devido ao sucesso já está confirmado para a edição de 2019. A atividade busca gerar conhecimento sobre novas tecnologias, negócios e inovação, trazendo profissionais renomados a nível nacional e internacional.

43ª Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes
Data: 26 a 28 de fevereiro de 2019
Horário: 13 às 20 horas