Reparasul 11 de SETEMBRO DE 2018

Reparasul reúne profissionais do segmento automotivo a partir de amanhã (12) em Novo Hamburgo

Inédita no Rio Grande do Sul, a Reparasul - Feira de Autopeças e Equipamentos para Reparação Automotiva começa nesta quarta-feira (12), nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS. O evento segue até sábado, dia 15 de setembro, e possibilitará a geração de negócios entre fabricantes, distribuidores, varejistas de autopeças, fornecedores de equipamentos e serviços para oficinas mecânicas de veículos leves, pesados e comerciais. Em paralelo, ocorrerá a Femopart’s - Feira de Peças, Acessórios e Produtos para Reparação de Motocicletas, o que tornará a Fenac o ambiente ideal para encontrar soluções, novidades e contatos relacionados a todo segmento automotivo e de duas rodas.

Atualmente, os proprietários de veículos têm levado em média nove anos para trocar de carro, sendo assim, 75% dos veículos que circulam estão fora do período de garantia da montadora, segundo dados do SINDIPEÇAS. Esse cenário deu espaço para o crescimento do setor de reparação automotiva, pois, dessa forma, a manutenção passa a ser feita fora das concessionárias. Para o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung, é preciso estar atento a esse momento de oportunidades do setor no sul do Brasil. “Através de uma pesquisa de mercado diagnosticamos que os sulistas representam menos de 1% do público nas feiras do segmento automotivo em São Paulo, o que destaca a importância da Reparasul”, aponta Jung.

Os visitantes da feira poderão entrar em contato com expositores de autopeças e sistemas, incluindo funilaria, sistemas eletrônicos, pneumáticos, de resfriamento, iluminação, segurança, elétricos, direção, suspensão e transmissão. Também será possível encontrar acessórios em geral, pneus, rodas, tuning e customização, baterias, sistemas de performance, de som e conectividade. Os expositores de reparação e manutenção apresentarão ferramentas, maquinários, elevadores, teste e medição, equipamentos para diagnóstico, funilaria e pintura. Ainda será possível contar com serviços que envolvem a gestão de negócios, com consultorias, bancos e financiamentos, eficiência energética, gerenciamento de frotas, sistemas de gestão e de fidelização de clientes.

PALESTRAS GRATUITAS
 Além de reunir soluções e novidades, a Reparasul oferecerá ações voltadas ao incentivo ao conhecimento e atualização profissional. Serão palestras gratuitas sobre temas específicos do setor na Arena do Conhecimento Reparasul e no Espaço SINDIREPA-RS/SENAI; além de ciclo de dicas e novidades na Unidade Móvel do SENAI de Mecânica Automotiva, trazendo atividades de iniciação e aperfeiçoamento.

Uma das palestras de destaque será o japonês Kazuhiko Kobayashi, que ministrará duas palestras sobre funilaria no sábado, dia 15 de setembro. Kobayashi trabalhou por muitos anos como Engenheiro de Desenvolvimento e Instrutor Técnico na Honda Motors do Japão. Em 1992, exerceu as funções de gerente de pós-venda na primeira representante oficial dos automóveis da Honda no Brasil e, atualmente, dá treinamentos na empresa paulista Sprex Japan.

Não há necessidade de inscrição prévia para as palestras, somente se apresentar no dia e horário de interesse. A programação completa está disponível no site: www.reparasul.com.br/programacao.

CAMBEA – Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo
A Reparasul ainda contará com a etapa Sul do Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo (CAMBEA), um dos maiores eventos de envelopamento automotivo do mundo. O campeonato busca incentivar o mercado de customização automotiva e impressão digital, além de promover o trabalho dos profissionais que transformam os carros em verdadeiras obras de arte.

O campeonato possui duas modalidades: o CAMBEA Pro (Profissional) e o CAMBEA Fast, que é uma prova dinâmica e divertida aberta ao público em geral. A dupla campeã da etapa Sul na modalidade Pro terá uma vaga garantida para a 9ª edição do CAMBEA nacional, que ocorrerá em São Paulo em 2019, com passagem e hospedagem pagas pela organização.

CARAVANAS
Através das caravanas, a Fenac busca ampliar a oportunidade de visitação e o networking, contribuindo para que as cadeias automotivas de diferentes regiões estejam em contato. Por isso, a Fenac, em parceria com as entidades apoiadoras, estimula a organização de caravanas em mais de 40 municípios do Rio Grande do Sul, em outros estados brasileiros e, até mesmo, em países do Mercosul.  Para um dois apoiadores do evento, o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios no Estado do Rio Grande do Sul – Sindirepa/RS, a Reparasul veio para suprir lacunas deste setor. “Estamos organizando caravanas em diversos municípios para que mais profissionais tenham a possibilidade de conhecer a feira. Já temos confirmado caravanas de Montevidéu, no Uruguai, e do estado de Rondônia”, informa o gerente executivo do Sindirepa, Renê Zanini.

A relação completa de caravanas da Reparasul e o contato dos responsáveis podem ser conferidos através do site: www.reparasul.com.br/visitante#caravana.

Sobre a Reparasul - A feira acontece de 12 a 15 de setembro, nos dias de semana das 14 às 21 horas e no sábado, das 9 às 17 horas, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS. A Reparasul é uma realização da FENAC S/A, com patrocínio JUSTA by WAVEPAG e SULGÁS e apoio da Asdap (Associação Sul-brasileira dos Distribuidores de Autopeças), ASERV (Associação Serrana de Empresas da Reparação Veicular), AutoRede Serviços Automotivos, SIMECS (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul), Sincopeças/RS (Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Peças e Acessórios para Veículos do Rio Grande do Sul), Sindirepa/RS (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios no Estado do Rio Grande do Sul) e ARERGS (Associação das Retificadoras do RS).Mais informações através do site: www.reparasul.com.br.