06 de SETEMBRO DE 2018

Semana do Calçado 2018 convida: Faça a diferença


                “Faça a diferença” é o slogan da Semana do Calçado 2018, que reunirá sete atividades promovidas por entidades do setor coureiro-calçadista, no período de 16 a 27 de setembro, na cidade de Novo Hamburgo/RS.
                O aumento da competitividade do calçado brasileiro frente ao mercado global exige adaptação do setor, que não depende mais de preços, e sim do valor agregado, do design e das tecnologias que resultem em conforto, performance e sustentabilidade que possam ser percebidos pelo consumidor final.
                As novas tecnologias, como IoT (internet das coisas), cloud computing, big data, RFID, virtualização, inteligência artificial, realidade virtual, impressão 3D, entre outros, fazem parte do dia a dia de empreas de todos os segmentos, e exigem adequações.
                Para discutir a realidade, e projetar ações para o futuro, as entidades do setor coureiro-calçadista criaram a Semana do Calçado, que em 2018 acontecerá em terceira edição. A programação, de 16 a 27 de setembro, estará distribuida por diferentes locais de Novo Hamburgo.
                Para participar, as inscrições podem ser feitas diretamente pelo site www.semanadocalcado.com.br, ou diretamente com cada entidade responsável por cada atividade.
                As entidades envolvidas na organização e execução da programação da Semana do Calçado 2018 são: Abicalçados, Abrameq, ACI/NH Assintecal, CICB, Couromoda, Fenac, IBTeC e Sebrae-RS.
 
PROGRAMAÇÃO
 
IBTeCHDAY – 16 de setembro
                O IBTeCHDAY é a atividade que abre a Semana do Calçado. Para este ano, o Instituto traz uma inovação para sua maratona de desafios tecnológicos, com a possibilidade de participações a distância, a partir de um link de comunicação, o que dá projeção nacional ao evento. Com inscrições abertas até dia 12 de setembro, o IBTeCHDAY será realizado dia 16 de setembro, um domingo, das 8h às 19h, na sede do IBTeC (rua Araxá, 750 – Novo Hamburgo). Podem participar startups, grupos de estudantes, além de micro e pequenas empresas, em formação de grupos de até quatro integrantes (a participação pode ser também individual). O número de vagas é limitado em 120 participantes presenciais e 40 no módulo on-line.
                A maratona de desafios tecnológicos tem como objetivos buscar soluções tecnológicas para os principais gargalos do setor, e identificar potenciais projetos inovadores, estruturando rede colaborativa para o desenvolvimento de inovações e integrando profissionais e empresas de diversas áreas do conhecimento.
                Idealizado pelo IBTeC, a maratona tem como parceiros Sebrae, Tecnosinos, Feevale Techpark e Tecnopuc.
Materioteca – 18 e 19 de setembro
 
                Nos dias 18 e 19 de setembro, terça e quarta-feira, Assintecal e Sebrae realizarão na sede do Instituto by Brasil (rua Júlio de Castilhos, 526, em Novo Hamburgo), a Materioteca. Nos dois dias, empresas do setor coureiro calçadista poderão visitar a mostra, no horário das 13h30min ás 17h, para conhecer os  materiais expostos pelos associados da Assintecal  no Inspiramais 2019. O propósito é auxiliar empresas na busca de novos fornecedores, e de inspirações para suas coleções. Os atendimentos serão individualizados e agendados antecipadamente. Entre os materiais que poderão ser vistos, estarão tecidos, couros, enfeites, saltos e solados.
 
Seminário Comercial – 18 e 19 de setembro
                O Seminário Comercial terá dois eventos este ano. No dia 18, Mauricio Di Bonifacio falará na sede da ACI, a partir das 17h, sobre  “Canal de Venda B2B Digital e seu uso na Indústria Calçadista”.
                Empreendedor e co-founder da Fast Channel e da Vertis, o palestrante tem  20 anos de experiência no mercado digital, atuando na transformação digital do canal de vendas, através de iniciativas e-Commerce B2B e B2C. É especialista em levar empresas para o mundo digital, aliando vendas, marketing digital e tecnologia.  Participou de alguns dos principais projetos de e-commerce no Brasil em empresas como Fast Shop, Camicado, Goodyear, Della Via Pneus, Arcelor Mittal, Giuliana Flores, Zelo, Preçolandia, MMartan, Corona dentre outros. Com mestrado e graduação pela USP, é palestrante, escritor e professor.
                No dia 19 de setembro, quarta-feira, das 8h às 10h, o Seminário Comercial realizado pela Fenac e pelo Sebrae trará  um palestrante de renome nacional, para falar sobre vendas. “Estratégias inteligentes: transforme dificuldades em vendas” será o tema, a ser abordado por Ricardo Felipe Lemos. Administrador de empresas, mestre em administração e negócios, especialista em administração de marketing, especialista em inovação e difusão tecnologica, consultor de marketing e vendas, além de autor de livros de vendas, o palestrante vai focar o encontro na discussão de novas maneiras de pensar, trabalhar e se comportar, frente às mudanças impostas pelo mercado. Professor de MBA de Gestão Comercial, Master Practitioner em Neurolinguistica, atua em vendas desde 1994.
                A palestra será realizada no Auditório 2 da Fenac – rua Araxá, 505. As inscrições são gratuitas e devem ser confirmadas pelo e-mail wesleyc@sebraers.com.br. Os organizadores solicitam a doação de alimentos não perecíveis – a arrecadação será doada para a Horta Comunitária Joanna de Ângelis.
 
FF Meeting – Encontro de Parceiros – 24 de setembro
                Promovido pela Abrameq, o FF Meeting – Encontro de Parceiros, será realizado no dia 24 de setembro, segunda-feira, das 13h30min às 15h30min, no Salão de Eventos do IBTeC (rua Araxá, 750). O encontro é apoiado por Abicalçados, CICB e Assintecal.
                O FF Meeting é um encontro de entidades representativas do setor coureiro-calçadista e entidades de setores afins, com o objetivo de criar engajamento e debater a Indústria 4.0 no Brasil e no mundo.
                Avançar nos debates da Indústria 4.0, buscando uma mobilização e um direcionamento para um movimento contínuo de modernização, é o objetivo da ação.
                O FF Meeting é destinado a empresas calçadistas, de máquinas e componentes.
 
Análise de Cenários – 25 de setembro
                “Análise de Cenários” é uma atividade que já faz parte da tradição da Abiclaçados, Assintecal e CICB. Trata-se de encontro semestral, com empresários e lideranças do setor calçadista, para debater o cenário econômico, político e social, projetando o cenário para o próximo semestre.
                O doutor em Economia e professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Unisinos, Marcos Lélis, será o palestrante, no dia 25 de setembro, das 18h30min às 20h30min, no Hotel Locanda (rua Wendelino Henrique Klaser, 35 - Bairro Ideal, Novo Hamburgo).
                As inscrições são gratuitas para os associados da Abicalçados, Assintecal, CICB, IBTeC, Abrameq e Abiacav. Os não-sócios pagam R$50,00.
 
 
4º Forum IBTeC de Inovação – 26 de setembro
 
                O 4º Forum IBTeC de Inovação, marcado para as 16h30min do dia 26 de setembro, no Hotel Locanda, tem como proposta disseminar o conceito de inovação através de palestras e debates, agregando novos conhecimentos, perspectivas e inspirando os setores envolvidos, a fim de promover a inovação como um diferencial competitivo para a disseminação de conhecimento e inspiração para empresas do setor coureiro-calçadista, confecção, têxtil e EPIs.
                A programação se iniciará com a premiação dos vencedores do IBTeCHDAY, a maratona tecnológica promovida pelo IBTeC no dia 16 de setembro.
                Em seguida,  Márcio Belli, diretor da Operacional Solution, fará a primeira palestra da tarde, falando sobre “Gestão informatizada da manufatura e a indústria 4.0”.
                Na sequência, será apresentado o Painel Exclusivo Debates, com mediação da jornalista Mary Silva. Os cases apresentados serão Inovação na cadeia de suprimento: Suprimentos indiretos também são estratégicos, com o diretor de gestão comercial da BR Supply, Eliandro Arena dos Santos. Na sequência, o tema será Design e inovação, uma abordagem para servir, com o gerente da Grendene S/A, Leonardo Schnorr. Para finalizar, Guilherme Artiles, co-founder e COO do Marketplace da HubSales,  falará sobre A revolução digital e o modelo de negócio marketplace: para onde vamos?
                Para o encerramento do Forum, o IBTeC trará Marcelo de Elias, um dos maires especialistas em gestão de mudanças e inovação no país. Palestrante internacional, requisitado como referência em futuro e as mudanças que a inovação nos apresentará nos próximos anos, já foi assistido por mais de 25.000 pessoas, em mais de 100 cidades no Brasil e no exterior.
         Marcelo de Elias é reconhecido como um dos maiores especialsitas do Brasil em mudanças e comportamento protagonista.
                O palestrante acumula experências como executivo de Recursos Humanos e como professor da FGV, Fundação Dom Cabral e Franklin Covey. Como empreendedor e empresário, é diretor da consultoria Academia de Empresas. Marcelo de Elias é ainda fundador da Universidade da Mudança, portal de conteúdo sobre mudanças, e assina colunas em sites e revistas, além de ser coautor do livro “Ser Mais em Gestão de Pessoas” e autor do audiolivro bestseller “Como ser um RH Estratégico”.
               
FF EXCHANGE – 27 de setembro
                Para finalizar a programação da Semana do Calçado, Abicalçados, Abrameq, Assintecal e CICB realizarão no dia 27 de setembro, o evento FF Exchange – novos negócios para a indústria coureiro calçadista.
                O FF Exchange é uma rodada de negócios que tem o objetivo de fomentar relacionamento entre empresas e fornecedores do setor coureiro-calçadista visando geração de negócios que solucionem os gargalos do setor.
                O evento será realizado no formato de rodadas setoriais, com três minutos para cada  empresa fornecedora apresentar-se a cada uma das empresas compradoras, agilizando o processo e tornando a informação mais objetiva e direta ao ponto.
                Podem participar como empresas âncoras, indústrias calçadistas, de curtume, máquinas e componentes. Como fornecedoras, poderão participar empresas  vinculadas às áreas de gestão e TI, e-commerce e manufatura avançada.
                O FF Exchange será realizado no dia 27 de setembro, das 14h às 16h, na sede do IBTeC (rua Araxá, 750).
 
 
Fonte: IBTeC
Foto: Luis Vieira


COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Sulserve acontece entre os dias 14 e 16 de maio em Novo Hamburgo
Com mais de 50 expositores confirmados, Feira de Panificação, Food Service e Hotelaria reunirá profissionais para apresentar novidades e tendências para o setor
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais reúnem mais de 60 mil visitantes em Novo Hamburgo
Público aproveitou descontos de uma das mais tradicionais promoções da região. Em paralelo, Festival apresentou rótulos e novidades do universo cervejeiro.
Últimos dias para aproveitar as promoções na Loucura por Sapatos
Até o dia 14 de abril, evento reúne calçados, roupas, bolsas e acessórios com descontos especiais na Fenac, em Novo Hamburgo. Em paralelo, Festival de Cervejas Artesanais prepara atrações para todos os gostos e estilos
Loucura por Sapatos apresenta tendências e lançamentos para o inverno 2024
Primeiro dia do evento teve a participação de visitantes de todo o Rio Grande do Sul. Feira acontece até o dia 14 de abril na Fenac, em Novo Hamburgo
Fenac reúne promoções e atrações para toda a família a partir desta quinta-feira (4)
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais acontecerão durante 11 dias em Novo Hamburgo
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais iniciam na próxima quinta-feira (4) em Novo Hamburgo
Eventos reúnem promoções e atrações para a família toda na Fenac
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.