29 de AGOSTO DE 2018

Alunos das escolas municipais apresentam pesquisas e descobertas na Fenac


Com o objetivo de motivar a construção do conhecimento a partir do ensino pela pesquisa, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo realiza a 6ª Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica. Entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, alunos e professores apresentarão pesquisas e investigações que foram desenvolvidas nas escolas municipais. A Femictec acontecerá na Fenac (entrada pela Rua Araxá, 505) com visitação gratuita. A cerimônia de abertura contará com a presença de autoridades e está marcada para quarta-feira, dia 29, às 13h30.

Cerca de 680 alunos das 86 escolas do município apresentarão 170 trabalhos com as temáticas diretamente ligadas à comunidade e ao interesse dos jovens pesquisadores.  Para definir os projetos que estarão na Femictec, as escolas realizaram previamente suas próprias feiras de iniciação científica e tecnológica. A partir da observação dos 200 avaliadores convidados pela comissão organizadora, serão definidos os 30 trabalhos que representarão a Rede Municipal de Ensino na Mostratec Júnior, evento realizado pela Fundação Liberato e que acontecerá em outubro. Serão selecionados 20 trabalhos de Ensino Fundamental e 10 de Educação Infantil. Os destaques serão conhecidos na cerimônia de premiação marcada para sábado, dia 1º, às 9h30, também na Fenac.

Brincar heurístico

Além da apresentação de trabalhos científicos, as crianças de 0 a 3 anos realizarão experiências durante a feira no espaço destinado aos Processos heurísticos de bebês e crianças bem pequenas. O local abrigará as salas de Luz e sombra, Brincar heurístico, Elementos da natureza e Expressão gráfica.

Programação paralela

Além da apresentação de pesquisas, outras atividades compõem a programação da 6ª Femictec. Na quinta-feira, dia 30, acontece a 4ª Olimpíada de Scratch, linguagem de programação com a qual é possível criar animações, simulações e jogos interativos. A iniciativa é organizada pelo Centro Municipal de Tecnologia Educacional (CEPIC) e contará com 20 equipes participantes. Os alunos e professores que visitarem a Femictec também poderão participar de oficinas. Para as crianças, as temáticas envolvem assuntos como alimentação saudável e jogos. Já os educadores participam de encontros de formação sobre pesquisa e investigação que serão ministrados por alunos dos programas de Pós-Graduação da Universidade Feevale.

A 8ª Semana Acadêmica do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Novo Hamburgo (UAB-NH) também integra a programação paralela da feira. Com a temática “Possibilidades e desafios: interconectando conhecimentos, promovendo desenvolvimento”, a atividade acontecerá entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro na sede da UAB-NH (Rua David Canabarro, 20 – Centro), com exceção para o dia 29, quando o encontro será sediado na Fenac.

Oficinas para professores

Interdisciplinaridade em um projeto de pesquisa
Direitos Humanos e Diversidade no contexto escolar
Como elaborar um resumo e um artigo científico
Educação em Saúde: prevenção de doenças causadas por microrganismos e promoção da saúde no contexto escolar
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Tecnologias de tratamento de efluente convencional e tratamento por membrana
Robótica na Educação como ferramenta de pesquisa (Uma sementinha tecnológica)

Oficinas para alunos

Brincriar...Poesia é brincar
Odara na Floresta
Jogando com a Imaginação
Humm: é gostoso é saudável

Horários da Femictec

Quarta-feira, 29 de agosto
13h30 – Cerimônia de Abertura
15h às 21h – Visitação

Quinta-feira, 30 de agosto
8h às 17h – Visitação

Sexta-feira, 31 de agosto
8h às 17h – Visitação

Sábado, 1º de setembro
8h às 9h30 – Visitação
9h30 – Cerimônia de Premiação

Foto: Estudantes, professores e autoridades na 5ª Femictec / Crédito: Bruna Provenzano
COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Sulserve acontece entre os dias 14 e 16 de maio em Novo Hamburgo
Com mais de 50 expositores confirmados, Feira de Panificação, Food Service e Hotelaria reunirá profissionais para apresentar novidades e tendências para o setor
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais reúnem mais de 60 mil visitantes em Novo Hamburgo
Público aproveitou descontos de uma das mais tradicionais promoções da região. Em paralelo, Festival apresentou rótulos e novidades do universo cervejeiro.
Últimos dias para aproveitar as promoções na Loucura por Sapatos
Até o dia 14 de abril, evento reúne calçados, roupas, bolsas e acessórios com descontos especiais na Fenac, em Novo Hamburgo. Em paralelo, Festival de Cervejas Artesanais prepara atrações para todos os gostos e estilos
Loucura por Sapatos apresenta tendências e lançamentos para o inverno 2024
Primeiro dia do evento teve a participação de visitantes de todo o Rio Grande do Sul. Feira acontece até o dia 14 de abril na Fenac, em Novo Hamburgo
Fenac reúne promoções e atrações para toda a família a partir desta quinta-feira (4)
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais acontecerão durante 11 dias em Novo Hamburgo
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais iniciam na próxima quinta-feira (4) em Novo Hamburgo
Eventos reúnem promoções e atrações para a família toda na Fenac
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.