23 de AGOSTO DE 2018

Biotecnologia, Biodesign e Bioinovação como propostas de design para o futuro, tema do Happy Hour do IBTeC

A biodesigner Irene Flesch, diretora da Antimateria Design, uma das profissionais mais solicitadas pelo mercado de inovação, será a palestrante do Happy Hour com Tecnologia no Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC, no dia 29 de agosto. O evento está agendado para as 18h30min no auditório do IBTeC – rua Araxá, 750 – em Novo Hamburgo. Inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo email eventos@ibtec.org.br, ou pelo telefone (51) 3553 1000. O Instituto solicita que os participantes contribuam com 1 kg de alimento não perecível – a arrecadação será destinada a instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social.
         Irene Flesch vem de São Paulo especialmente para o encontro que abordará tópicos como contexto ambiental, sustentabilidade, bioeconomia e importância de sistemas regenerativos. A biodesigner vai falar também sobre a biotecnologia aplicada ao design, e conceito de biodesign, biofabricação e aplicação como bioinovação.
         Irene Flesch apresentará na palestra amostras e protótipos de criações que já estão sendo colocadas no mercado. Ela vai contextualizar o assunto em termos mercadológicos, especialmente na área de moda, com exemplos de pesquisas e empresas com grandes aportes financeiros e parcerias com grandes marcas para o desenvolvimento de projetos de biodesign, como é o caso da Adidas.
         O crescimento de um mercado consumidor que se dispõe a gastar mais em produtos sustentáveis – segmento conhecido do LOHAS (Lifestyle of Health and Sustentability) e a importância de que o Brasil se alinhe a este movimento será abordado na palestra.
         A palestrante falará um pouco também sobre as pesquisas que vêm sendo feitas pelo ateliê-laboratório Antimatéria, apresentando processos de criação, desafios e aplicabilidade do que vem estudando no seu dia a dia.
         A biodesigner atua no desenvolvimento de design autoral, com foco na busca e desenvolvimento de novos materiais alinhados com o futuro. Uma das linhas de pesquisa é o material produzido a partir de biotecnologia fermentativa, processo em que microorganismos sintetizam biocelulose. Irene Flesch é formada em Letras, Design de Produto, e tem MBA em Design Estratégico. Atualmente faz mestrado em Biotecnologia na USP.