08 de AGOSTO DE 2018

Inovação que gera inovação: IBTeC abre espaço para participações on line no IBTeCHDAY, maratona de desafios tecnológicos da Semana do Calçado


O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC – traz mais uma inovação para sua maratona de desafios tecnológicos, o IBTeCHDAY – agora o evento aceitará inscrições de todo o pais, e as participações de poderão ser feitas no formato on line. Com isto, o evento ganha projeção nacional.
As inscrições estarão abertas no período de  6 de agosto a 12 de setembro. A maratona será realizada no dia 16 de setembro, um domingo.
 
O IBTeCHDAY é a atividade que abre a programação da da Semana do Calçado, que este ano será realizada de 16 a 27 de setembro, com a participação de todas as entidades do setor coureiro-calçadista.
 
Como acontece tradicionalmente, o IBTeCHDAY abrirá a programação no dia 16 de setembro, domingo. Podem participar startups, grupos de estudantes, além de micro e pequenas empresas, em formação de grupos de até quatro integrantes (a participação pode ser também individual). As inscrições devem ser feitas diretamente no site www.semanadocalcado.com.br/ibtechday.
 
O valor da inscrição é de R$ 100,00 por participante. O número de vagas é limitado em 120 participantes presenciais e 40 no módulo on-line, que é a inovação para esta edição, possibilitando a participação de interessados de todo o país.
 
No módulo on-line os competidores poderão participar a distância com grupos de até 4 pessoas, pré cadastradas, que terão acesso via Skype com os técnicos de apoio, com os mesmos prazos de entrega e tempo de apresentação dos grupos presenciais.
 
Os desafios que serão propostos vêm das próprias empresas do setor coureiro-calçadista – o IBTeC busca continuamente junto a entidades e empresas do setor coureiro-calçadista sugestões de demandas do dia a dia das empresas, tendo assim um banco de desafios pré cadastrados. A busca por novos desafios segue até o dia da maratona – eles podem ser enviados pelo link https://www.semanadocalcado.com.br/desafios até o dia 6 de setembro. As propostas só serão conhecidas às 8h do dia da maratona, e cada grupo poderá escolher um assunto, ou até mesmo apresentar uma nova solução. 
 
Os participantes da atividade não conhecerão a origem dos desafios, de modo a preservar tanto as empresas desafiadoras quanto as solucionadoras. Posteriormente ao evento, independente da premiação, as soluções serão avaliadas internamente pela equipe do IBTeC e conduzidas às empresas com potencial aplicação.
 
As áreas temáticas dos desafios serão: produtividade, automação e Indústria 4.0; design, funcionalidade e internet das coisas; tecnologia em materiais; sustentabilidade e novos modelos de negócios.
 
Os quesitos avaliados serão originalidade e impacto tecnológico, funções básicas, aplicabilidade ao setor coureiro-calçadista, principais benefícios aos usuários, usabilidade, características sustentáveis e condição técnica dos proponentes.
 
As equipes terão técnicos especialistas no setor calçadista, tecnologia da informação, engenharia de materiais e engenharia de produção, para auxiliar e estimular os participantes, alinhando e disponibilizando o panorama setorial atual.
 
As apresentações dos projetos serão feitas a partir das 19h15min do dia 16, com prazo de dez minutos para cada equipe. Ao final das apresentações, serão conhecidos os finalistas, que só saberão quem venceu a maratona no dia 26 de setembro, no 4º Fórum IBTeC de Inovação.
 
A premiação para o primeiro lugar serão passagens para os participantes do grupo ao Vale do Silício/Califórnia. Para o segundo lugar, passagens e inscrição ao Campus Party, maratona tecnológica brasileira que acontece em São Paulo, para todos os integrantes do grupo. Além disto, os melhores projetos serão selecionados para o processo de incubação junto aos parques apoiadores.
 
A maratona deste ano tem apoios do Sebrae, Tecnosinos e Feevale Techpark.


Fonte: IBTeC 

COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Sulserve acontece entre os dias 14 e 16 de maio em Novo Hamburgo
Com mais de 50 expositores confirmados, Feira de Panificação, Food Service e Hotelaria reunirá profissionais para apresentar novidades e tendências para o setor
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais reúnem mais de 60 mil visitantes em Novo Hamburgo
Público aproveitou descontos de uma das mais tradicionais promoções da região. Em paralelo, Festival apresentou rótulos e novidades do universo cervejeiro.
Últimos dias para aproveitar as promoções na Loucura por Sapatos
Até o dia 14 de abril, evento reúne calçados, roupas, bolsas e acessórios com descontos especiais na Fenac, em Novo Hamburgo. Em paralelo, Festival de Cervejas Artesanais prepara atrações para todos os gostos e estilos
Loucura por Sapatos apresenta tendências e lançamentos para o inverno 2024
Primeiro dia do evento teve a participação de visitantes de todo o Rio Grande do Sul. Feira acontece até o dia 14 de abril na Fenac, em Novo Hamburgo
Fenac reúne promoções e atrações para toda a família a partir desta quinta-feira (4)
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais acontecerão durante 11 dias em Novo Hamburgo
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais iniciam na próxima quinta-feira (4) em Novo Hamburgo
Eventos reúnem promoções e atrações para a família toda na Fenac
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.