08 de AGOSTO DE 2018

Inovação que gera inovação: IBTeC abre espaço para participações on line no IBTeCHDAY, maratona de desafios tecnológicos da Semana do Calçado


O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC – traz mais uma inovação para sua maratona de desafios tecnológicos, o IBTeCHDAY – agora o evento aceitará inscrições de todo o pais, e as participações de poderão ser feitas no formato on line. Com isto, o evento ganha projeção nacional.
As inscrições estarão abertas no período de  6 de agosto a 12 de setembro. A maratona será realizada no dia 16 de setembro, um domingo.
 
O IBTeCHDAY é a atividade que abre a programação da da Semana do Calçado, que este ano será realizada de 16 a 27 de setembro, com a participação de todas as entidades do setor coureiro-calçadista.
 
Como acontece tradicionalmente, o IBTeCHDAY abrirá a programação no dia 16 de setembro, domingo. Podem participar startups, grupos de estudantes, além de micro e pequenas empresas, em formação de grupos de até quatro integrantes (a participação pode ser também individual). As inscrições devem ser feitas diretamente no site www.semanadocalcado.com.br/ibtechday.
 
O valor da inscrição é de R$ 100,00 por participante. O número de vagas é limitado em 120 participantes presenciais e 40 no módulo on-line, que é a inovação para esta edição, possibilitando a participação de interessados de todo o país.
 
No módulo on-line os competidores poderão participar a distância com grupos de até 4 pessoas, pré cadastradas, que terão acesso via Skype com os técnicos de apoio, com os mesmos prazos de entrega e tempo de apresentação dos grupos presenciais.
 
Os desafios que serão propostos vêm das próprias empresas do setor coureiro-calçadista – o IBTeC busca continuamente junto a entidades e empresas do setor coureiro-calçadista sugestões de demandas do dia a dia das empresas, tendo assim um banco de desafios pré cadastrados. A busca por novos desafios segue até o dia da maratona – eles podem ser enviados pelo link https://www.semanadocalcado.com.br/desafios até o dia 6 de setembro. As propostas só serão conhecidas às 8h do dia da maratona, e cada grupo poderá escolher um assunto, ou até mesmo apresentar uma nova solução. 
 
Os participantes da atividade não conhecerão a origem dos desafios, de modo a preservar tanto as empresas desafiadoras quanto as solucionadoras. Posteriormente ao evento, independente da premiação, as soluções serão avaliadas internamente pela equipe do IBTeC e conduzidas às empresas com potencial aplicação.
 
As áreas temáticas dos desafios serão: produtividade, automação e Indústria 4.0; design, funcionalidade e internet das coisas; tecnologia em materiais; sustentabilidade e novos modelos de negócios.
 
Os quesitos avaliados serão originalidade e impacto tecnológico, funções básicas, aplicabilidade ao setor coureiro-calçadista, principais benefícios aos usuários, usabilidade, características sustentáveis e condição técnica dos proponentes.
 
As equipes terão técnicos especialistas no setor calçadista, tecnologia da informação, engenharia de materiais e engenharia de produção, para auxiliar e estimular os participantes, alinhando e disponibilizando o panorama setorial atual.
 
As apresentações dos projetos serão feitas a partir das 19h15min do dia 16, com prazo de dez minutos para cada equipe. Ao final das apresentações, serão conhecidos os finalistas, que só saberão quem venceu a maratona no dia 26 de setembro, no 4º Fórum IBTeC de Inovação.
 
A premiação para o primeiro lugar serão passagens para os participantes do grupo ao Vale do Silício/Califórnia. Para o segundo lugar, passagens e inscrição ao Campus Party, maratona tecnológica brasileira que acontece em São Paulo, para todos os integrantes do grupo. Além disto, os melhores projetos serão selecionados para o processo de incubação junto aos parques apoiadores.
 
A maratona deste ano tem apoios do Sebrae, Tecnosinos e Feevale Techpark.


Fonte: IBTeC 

COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Fenac se reafirma como espaço para eventos sociais e corporativos de diferentes portes
Empresa promoveu café da manhã para profissionais do setor, apresentando infraestrutura disponível para locação
Feipet apresenta tendências do mercado veterinário
No final de maio, feira profissional reuniu os mercados PET E VET, em Novo Hamburgo/RS
Feipet encerra com bons negócios em Novo Hamburgo
Durante três dias, feira do mercado PET e VET reuniu profissionais na Fenac
Vet 360 traz palestra gratuitas para veterinários e profissionais do setor
Atração faz parte da programação da Feipet, que acontece até amanhã (31), na Fenac, em Novo Hamburgo
Feipet apresenta novidades do universo PET e VET em Novo Hamburgo
Feira profissional segue até terça-feira (31), na Fenac
Vet 360 promove conhecimento com profissionais renomados na Feipet
De 29 a 31 de maio, feira profissional apresenta três dias de palestras e seminários
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.