Fimec 15 de JUNHO DE 2018

Calçados produzidos na Fimec são doados para instituições sociais

A 42ª Fimec ocorreu em março, mas as ações do evento ainda refletem em benefícios sociais para a região. Na manhã desta sexta-feira (15), a Fenac, junto com o IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos) e a Coelho Assessoria Empresarial, realizou o ato simbólico de entrega dos calçados produzidos na Fábrica Conceito da 42ª edição da Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes. Ao todo, foram repassados 1.860 pares de calçados para nove entidades assistenciais da região, além da Secretaria de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo (SDS), que também foi contemplada.

O diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung, realizou a doação de calçados à Secretaria de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo e destacou a importância do projeto para que a Fimec continue sendo a maior feira do setor na América Latina. “A Fábrica Conceito traz tecnologia e inovação que atrai pessoas e empresas de diversos estados e países, contribuindo para que a Fimec mantenha a sua força no setor coureiro-calçadista. Agradecemos o apoio de todos os nossos parceiros que tornam viável a realização desse projeto”, apontou.

Já o presidente executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, doou calçados para o Lar São Vicente de Paula; Lar do Menino (Projeto Girassol); e Horta Comunitária Joanna de Ângelis. “Ao mesmo tempo em que apresenta tecnologias e leva informação a todos os envolvidos no setor, a Fábrica Conceito também contribui para melhorias sociais na nossa região”, comentou.

O diretor da Coelho Assessoria Empresarial, Luís Coelho, por sua vez, repassou pares de calçados à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ivoti; Amigos do Mundo de Ivoti; ABEFI de Novo Hamburgo; ADEVIS de Novo Hamburgo; Lar da Menina; e a Comunidade Evangélica de Novo Hamburgo. “Chegamos ao nono ano de realização da Fábrica Conceito. Um projeto de sucesso que nos permite mostrar o funcionamento de equipamentos e a aplicabilidade de tecnologias de forma muito eficiente. Também é preciso destacar o aspecto social do projeto, que se demonstra através da doação dos calçados produzidos e da geração de emprego”, pontuou Coelho.

O secretário de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo, Roberto Daniel Bota, agradeceu às entidades parceiras da Fimec e salientou a importância da doação para a comunidade. “Receber uma doação dessas justamente durante um período de frio rigoroso vem ao encontro do espírito de solidariedade da Campanha do Agasalho e é de extrema importância para o nosso município. São calçados que serão repassados às pessoas que mais necessitam, tanto por nós da Secretaria quanto por todas as entidades beneficiadas”, destacou o secretário.

Sobre a Fábrica Conceito - A Fábrica Conceito é um projeto realizado há nove edições durante a Fimec. Única no mundo, a iniciativa apresenta ao visitante da feira a produção de calçados em tempo real, com o objetivo de gerar uma experiência exclusiva ao visitante: a de acompanhar a mão de obra e todas as tecnologias e materiais aplicados na produção calçadista. Os responsáveis pelo projeto são Fenac, IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos) e Coelho Assessoria Empresarial. Nesta edição, foram quatro linhas produtivas fabricando modelos de calçados masculinos e femininos das marcas Kildare e Ramarim. Dentre as linhas de produção, uma foi composta por alunos do SENAI, demonstrando o alto nível da formação recebida no Instituto de Tecnologia do Calçado Senai de Novo Hamburgo.

A edição de 2019: A 43ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) está marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS).