27 de ABRIL DE 2018

Abicalçados entrega 6ª edição do Prêmio Direções


Comemorando seus 35 anos de fundação, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) entregou, ontem (26), a 6ª edição do Prêmio Direções. A premiação destacou os principais cases do setor calçadista nacional nas áreas de Gestão Industrial, Marketing, Internacionalização, Design e Sustentabilidade, além do jornalista que escreveu a melhor matéria setorial em 2017. Durante a cerimônia, realizada no Espaço TAO, em Novo Hamburgo/RS, a entidade também lançou a sua nova identidade visual. 
 
Na oportunidade, o presidente do Conselho Deliberativo da Abicalçados, Rosnei Alfredo da Silva, ressaltou a data histórica, lembrando importantes conquistas do setor. “Ao longo dessas três décadas e meia de batalhas, conquistamos muitas coisas importantes. Na área de defesa comercial, o antidumping contra o calçado chinês. Na área internacional, qualificamos as exportações de calçados, hoje destinadas a mais de 150 países. Nossa representatividade se fez notada com pleitos acolhidos no Poder Público”, disse, destacando que as conquistas possibilitaram que, mesmo em meio a dificuldades econômicas e políticas, a indústria de calçados se mantivesse competitiva. Silva lembrou a história da entidade, que nascida na década de 80 enfrentou período difíceis, não somente politicamente, com o Regime Militar, mas também na área econômica, com a hiperinflação e depois a crise cambial já na década de 90.
 
Nova identidade
A noite também foi de apresentação da nova identidade visual da Abicalçados. Sem perder a essência da entidade, a identidade foi modernizada de acordo com as tendências do minimalismo. “Optamos por um visual mais clean e objetivo, objetividade essa que é premissa fundamental para o sucesso num mundo cada vez mais cheio de informação, onde a relevância deve ser observada”, explica a coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues, ressaltando que a atualização da marca, que aconteceu pela última vez em 2007 para a celebração dos 25 anos da Abicalçados, segue uma tendência global de grandes marcas mundiais ao simplificar seus traços e formas. 
 
Premiação
Os vencedores, além do troféu do  Prêmio Direções, receberão divulgação nos canais de comunicação da Abicalçados e também em eventos realizados pela entidade ao longo de 2018.  
 
O Prêmio Direções foi uma promoção da Abicalçados e contou com os patrocínios de Couromoda, Francal Feiras, Sicoob Ecocredi e UPS Brasil.
 
 
Vencedores 2018
 
Categoria:  INTERNACIONALIZAÇÃO
 
Micro/pequeno porte: Empresa Ferri
Case: Inserção da Ferri São Paulo nos Estados Unidos
Motivada a ser reconhecida pela excelência de seus produtos, a Ferri São Paulo viu nos Estados Unidos um mercado promissor para expandir seus negócios, visto que o país se mostrava aberto a importações e já possuía uma boa aceitação dos sapatos feitos no Brasil. Os resultados positivos fizeram com que a marca planejasse a expansão dos seus negócios internacionais, projetando atingir o marco de 30% das vendas correspondentes ao mercado externo nos próximos três anos.
 
Médio/grande porte: West Coast
Case: Inserção da West Coast no mercado indiano
O mercado indiano se mostrou muito promissor para a marca, visto que tem a segunda maior população e é considerado um país emergente, que está em grande crescimento. Para lançar a marca no mercado indiano, a empresa manteve sua logotipia e comunicação baseada na moderna cultura worker, no entanto, criou canais de comunicação exclusivos para o País, como um perfil no Instagram (@westcoast_india) e também um site (www.westcoastshoes.in) para conversar especialmente com esse público, entre outras  estratégias de marketing necessárias.
 
 
Categoria: DESIGN
 
Micro/pequeno porte: Empresa Fabrés
Case: Luxo Sustentável
A empresa buscou, no design autoral, combater a imensidão de cópias geradas clandestinamente em quantidades abissais. Sua escolha por desenvolver um design de luxo atemporal e diferenciado, fazendo uso de matéria-prima sustentável, muito através da prática do upcycling, é que dá sentido e vida à Fabrès.
 
Médio/grande porte: Ortopé
Case: Design Letra LED e Zip Max: Liberdade para brincar
Os produtos Zip Max e Letra LED foram um verdadeiro sucesso entre todos os públicos da marca e também na mídia. A Ortopé colheu excelentes resultados com o design desses modelos e estratégias de marketing utilizadas para disseminá-los.
 
 
Categoria:  GESTÃO INDUSTRIAL
 
Micro/pequeno porte: Ushtemp
Case: Usthemp ID
A Usthemp inovou desenvolvendo sua própria ferramenta de gestão da produção, o Usthemp ID. Alguns números de dezembro/2016 comparados com agosto/2016: redução de 95% nos erros de produção por estampa trocada; e redução de 92% nos custos com fretes relativos a envios trocados.
 
Médio/grande porte: Kidy
Case: Operação Estoque Zero
O objetivo principal da Operação Estoque Zero foi reduzir o capital investido em estoque seja ele em material de escritório, máquinas obsoletas e/ou em desuso, matéria-prima estocada no almoxarifado, brindes de marketing que deveriam estar nas lojas fazendo a marca ser reconhecida, produtos acabados aguardando venda e processos lentos com produtos em elaboração. 
 
 
Categoria : MARKETING
 
Micro/pequeno porte: Usthemp
Case: CLÃ USTHEMP
Trata-se de um seleto grupo de ItPets que possuem relevância nas redes sociais e grande envolvimento com a marca. Este grupo é denominado de “Clã Usthemp” e seus membros são chamados de “Comendadores”. Cada Comendador tem relacionamento bastante próximo com a marca. Eles participam de algumas decisões, como: novos modelos e estampas. Também possuem estampas próprias e um código especial que fornece desconto nos produtos da marca para seus seguidores.
 
Médio/grande porte: Bibi
Case: BibiTUBE: Websérie - https://www.youtube.com/bibi%20tube
Motivada a incentivar o desenvolvimento das crianças de forma divertida e leve, e ainda proporcionar uma experiência diferenciada com a marca, a Bibi viu na criação da Websérie BibiTube uma forma de conscientizar os pequenos acerca da sustentabilidade, trabalhando também a sua coordenação motora e estimulando a consciência e responsabilidade de cada ser humano sobre o planeta, com a utilização de materiais simples e recicláveis para a confecção de brinquedos, como é o caso da caixinha de sapatos que geralmente tem como destino o descarte.
 
 
Categoria: SUSTENTABILIDADE
 
Micro/pequeno porte: Perky
Case: Perky e mulheres Kayapó: Valorizando o trabalho artesanal
Na sua missão de trazer mais leveza e alegria para o mundo, a Perky firmou parceria com o Instituto Kabu, associação Kayapó criada e dirigida pelos indígenas da etnia. Para a implementação do projeto, a Perky investiu na compra de tecidos, que foram enviados para as comunidades indígenas do sul do Pará, para que as mulheres realizassem as pinturas. 
 
Médio/grande porte: Ortopé
Case: Ortopé Eco: Reutilização do resíduo industrial para confecção de calçados
A Ortopé desenvolveu o projeto Ortopé Eco motivada a fazer a diferença no mercado da moda, buscando minimizar os danos ao meio ambiente, causados pela indústria e consumo desenfreado. Com investimento zero para a viabilização do projeto Ortopé Eco, a empresa colheu excelentes resultados, reaproveitando sua mão de obra em momentos de ociosidade e revertendo resíduos que seriam destinados ao descarte para a produção da linha Ortopé Eco para Recém nascidos.
 
 
Categoria: MELHOR MATÉRIA/JORNALISTA
 
Jornalista: Bárbara Bengua
Título da matéria: Knit é a Tendência de moda e do mercado 
 

COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Fenac se reafirma como espaço para eventos sociais e corporativos de diferentes portes
Empresa promoveu café da manhã para profissionais do setor, apresentando infraestrutura disponível para locação
Feipet apresenta tendências do mercado veterinário
No final de maio, feira profissional reuniu os mercados PET E VET, em Novo Hamburgo/RS
Feipet encerra com bons negócios em Novo Hamburgo
Durante três dias, feira do mercado PET e VET reuniu profissionais na Fenac
Vet 360 traz palestra gratuitas para veterinários e profissionais do setor
Atração faz parte da programação da Feipet, que acontece até amanhã (31), na Fenac, em Novo Hamburgo
Feipet apresenta novidades do universo PET e VET em Novo Hamburgo
Feira profissional segue até terça-feira (31), na Fenac
Vet 360 promove conhecimento com profissionais renomados na Feipet
De 29 a 31 de maio, feira profissional apresenta três dias de palestras e seminários
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.