17 de ABRIL DE 2018

X Simpósio Brasileiro de Biomecânica e I Workshop de Tecnologia e Inovação no Calçado apresentarão realidade mundial em pesquisas e aplicação de inovações na indústria calç


Reunir os profissionais que atuam no desenvolvimento da indústria calçadista e os pesquisadores que buscam alternativas que contribuam para a inovação em materiais, componentes, suprimentos, sistemas de inteligência e tecnologias da informação, é o primeiro objetivo do IBTeC na realização do X Simpósio Brasileiro de Biomecânica e I Workshop de Tecnologia e Inovação no Calçado.   O Simpósio Brasileiro de Biomecânica, que acontecerá em décima edição, continuará sendo bianual, mas a partir de agora virá acompanhado do Workshop de Tecnologia e Inovação no Calçado, uma forma de aproximar os estudiosos e seus estudos dos profissionais que fazem a indústria acontecer.

Serão dois dias de discussões, com a apresentação do que os pesquisadores têm desenvolvido nas áreas de biomecânica e inovação do calçado, e as soluções que podem contribuir para melhorar a performance em calçados esportivos, o conforto em calçados casuais e proteção ao desenvolvimento das crianças em calçados infantis, por exemplo.

“A diferenciação como fator de competitividade” é o tema central dos eventos, dias 25 e 26 de abril, no Hotel Locanda, em Novo Hamburgo/RS. A grande novidade do evento será a participação de marcas que já têm experiências na implementação de inovações nestas áreas, e que estarão relatando seus trabalhos. Serão 14 palestrantes, que participarão de sete palestras e três painéis.

Inscrições podem ser feitas no site do Instituto – www.ibtec.org.br. Para associados do IBTeC, da Sociedade Brasileira de Biomecânica, micro e pequenas empresas e estudantes (mediante apresentação da carteirinha da UNE) o investimento é de R$  140,00. Para o público em geral, o valor pela inscrição é R$ 280,00. Os eventos têm patrocínio de Badesul, CICB - Centro das Indústrias de Curtume do Brasil, Grupo Cofrag, Grupo Sazi, Conforto Artefatos de Couro Ltda., Dublauto Gaúcha, FCC, Fuga Couros S.A., Merkator Feiras e Eventos e NKS Vulcanizados
 
 
A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
 
25 de abril
 
- 13:30 – Recepção/credenciamento
- 14:00 – Solenidade de abertura
- 14:30 – Palestra 01 – “Prescrição de calçados especializados para osteoartrite do joelho” | Palestrante: Dr. Darren Stefanyshyn (Calgary/Canadá)
- 15:20 – Palestra 02 – “Acelerometria: efeito das vibrações no corpo humano” | Palestrante: Dr. Milton Zaro (IBTeC | UFRGS/RS)
- 16:00 – Coffee Break
- 16:20 – Palestra 03 – “Coordenação motora e controle dos movimentos do antepé e retropé na marcha de crianças” | Palestrante: Dr. Luís Mochizuki (USP/SP)
- 17:00 – Palestra 04 – “Evolução ortopédica da criança: desenvolvimento normal e patológico e a discussão quanto ao uso do calçado” | Palestrante: Dr. Sizinio Hebert (Santa Casa de Misericórdia/RS)
- 17:40 – Painel 01 – Calçados esportivos: performance, qualidade & mercado
Estratégias da marca Olympikus: Márcio Callage (Diretor de Marketing/Olympikus)
Mercado – Panorama internacional dos calçados esportivos: Luis A. Maia (World Tennis)
Calçado esportivo (corrida): Ms. Eduardo Wüst (IBTeC)
Mediador: Dr. Rudnei Palhano (IBTeC)
- 19:20 – encerramento do primeiro dia do evento
 
26 de abril
 
- 13:30 – Recepção/credenciamento
- 14:00 – Palestra 05 – “Incorporação de fibras naturais para produção de calçados sustentáveis” | Palestrante: Dra. Cristiane Martins (Unifesp/SP)
- 14:40 – Palestra 06 – “Relações entre trabalho mecânico e aspectos biomecânicos da corrida” | Palestrante: Dr. Marcus Tartaruga (UFPR/PR)
- 15:20 – Palestra 07 – “A contribuição da biomecânica no desenvolvimento de calçados de corrida na indústria” | Palestrante: Dra. Andrea N. Onodera (Grupo Dass)
- 16:00 – Coffee Break
- 16:30 – Painel 02 – Indústria 4.0
Indústria 4.0, a indústria flexível: Profª. Ms. Cristina Orsolin Klingenberg (Unisinos/RS)
Case Prático de Inovação 4.0 – Intelligent System Sazi: Eng. Ms. Ismael Sgarabotto (Grupo Sazi)
Mediadora: Dra. Susana Kakuta (Governo do RS)
- 18:00 – Painel 03 – Moda & Design: tendências de mercado
Pesquisa de comportamentos aplicada ao desenvolvimento de produtos: Christian Thomas (Studio 10)
Parcerias internacionais & design colaborativo: Rafael Andrade (CICB)
Mediadora: Roberta Pschichholz (Grupo Sinos)
- 19:30 – Encerramento do evento
 

COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais iniciam na próxima quinta-feira (4) em Novo Hamburgo
Eventos reúnem promoções e atrações para a família toda na Fenac
Loucura por Sapatos é atração para a família toda de 4 a 14 de abril em Novo Hamburgo
Tradicional evento reúne promoções de calçados, bolsas, roupas e itens para a casa
Fimec chega ao fim e revela um Brasil protagonista do setor coureiro-calçadista no cenário mundial
Presença de visitantes e expositores internacionais marcou edição deste ano
Segundo dia de Fimec é marcado por geração de negócios e networking
Com um público altamente qualificado, feira do setor coureiro-calçadista reúne pessoas do mundo todo para aproveitar oportunidades, expandir contatos e conhecer produtos inovadores. Evento ocorre até amanhã, dia 14, na Fenac, em
Em maior edição dos últimos anos, Fimec abre ao público nesta terça-feira (12)
Tradicional evento do setor coureiro-calçadista projeta receber 20 mil visitantes em três dias
Fimec reúne setor coureiro-calçadista a partir da próxima terça-feira (12)
Durante três dias, maior feira do setor na América Latina apresentará novidades e iniciativas sustentáveis para a indústria
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.