Fimec 08 de MARÇO DE 2024

Fimec reúne setor coureiro-calçadista a partir da próxima terça-feira (12)

Durante três dias, maior feira do setor na América Latina apresentará novidades e iniciativas sustentáveis para a indústria


Mais de 20 mil visitantes são esperados a partir da próxima terça-feira (12) na 47ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes). Até quinta-feira (15), os pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, apresentarão inovações do universo coureiro-calçadista, contemplando couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas, tecnologia. Nesta edição, a principal feira do setor na América Latina terá uma área de exposição de cerca de 14 mil m², se consolidando como a maior Fimec dos últimos 10 anos. A feira acontecerá todos os dias das 13 às 20 horas, com credenciamento gratuito no acesso ou antecipado através do site www.fimec.com.br.

Neste ano, a Fimec apresentará cerca de 400 expositores no total, reunindo indústrias de todo o Brasil e 80 empresas estrangeiras vindas da China, Japão, Argentina, Itália, França, Alemanha, Inglaterra e Peru. “Trata-se de um evento internacional que é um importante indutor de negócios para o cluster, contribuindo para um desenvolvimento econômico que impacta todo o Brasil e diferentes países”, pontua Márcio Jung, diretor-presidente da Fenac, promotora da feira. Nesta edição, as indústrias presentes na Fimec serão dos seguintes segmentos: 45% máquinas, 40% componentes 15% couros e máquinas para curtumes. “A feira vai ter plenas condições de apresentar não só matérias-primas e componentes, mas muitos equipamentos e máquinas para desenvolver a indústria do couro e do calçado das Américas”, complementa.

A feira ainda se destaca pelo seu caráter internacional. Nesta edição, a expectativa da organização é receber visitantes de mais de 40 países e 25 estados brasileiros, seguindo a forte presença de estrangeiros registrada em 2023. Entre os países dos visitantes estão: África do Sul, Áustria, Bangladesh, Benin, Bolívia, Burkina Faso, Camarões, Chile, China, Egito, Espanha, EUA, Etiópia, Gana, Grã-Bretanha, Guatemala, Guiné, Índia, Irã, Mauritânia, México, Nigéria, Palestina, Paquistão, Paraguai, Quênia, República Democrática do Congo, República Dominicana, Senegal, Somália, Uruguai e Venezuela. A organização ainda destaca a presença de comitivas da Argentina, Colômbia, Equador e Peru.

Bastidores da Fimec - O processo de montagem da Fimec está em andamento e envolve mais de 40 montadoras que somam 800 postos diretos de trabalho. Para trabalhar durante os três dias de evento serão contratados em torno de 150 profissionais pela Fenac, incluindo os serviços de segurança, limpeza, credenciamento, atendimento e bombeiros civis.

 

Uma feira cada vez mais sustentável

Com o mote “Inovação, tecnologia e impacto positivo no mundo”, a Fimec 2024 busca apresentar uma indústria coureiro-calçadista cada vez mais sustentável e atenta ao comportamento do mercado. Neste ano, através de uma parceria com a Ambiente Verde, a Fimec terá um espaço inédito para os visitantes visualizarem iniciativas sustentáveis que podem ser adotadas pelas indústrias do setor. O ambiente apresentará como é possível inovar através do reaproveitamento inteligente de resíduos da indústria calçadista, transformando-os em insumos e produtos de alto padrão, como: palmilhas, embalagens, contrafortes, expositores, eco pisos e eco revestimentos de parede da construção civil, materiais de marketing e pontos de venda, expositores de lojas e um modelo de estande para eventos.

Além do espaço da empresa que apresentará o processo do resíduo, 90% da sinalização visual e lixeiras da Fimec serão de materiais sustentáveis e foram produzidas a partir do processo da Ambiente Verde. “Como uma feira que é referência no setor calçadista, precisamos ir além de só escolher a sustentabilidade como um tema. A partir dessa iniciativa, a Fimec reitera o compromisso de ser um exemplo e apresentar caminhos para tornar as indústrias cada vez mais sustentáveis”, finaliza.

 

Fórum CICB de Sustentabilidade aborda “Elos para a Rastreabilidade”

Além de exibir lançamentos, a feira se destaca pelos espaços de experiência e conhecimento. A rastreabilidade do couro bovino brasileiro será o foco do Fórum CICB de Sustentabilidade, que ocorrerá no dia 13 de março, em Novo Hamburgo (RS), dentro da feira Fimec. O evento terá como tema central os “Elos para a Rastreabilidade”, com uma programação de palestras reunindo representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, empresas privadas e entidades da cadeia da carne e do couro. Atividade presencial, no turno da tarde, com inscrições gratuitas através do site: www.cicb.org.br/forum2024, no qual também é possível conferir a programação completa do evento.

As apresentações mostrarão ferramentas, soluções e a evolução no campo da rastreabilidade. Do governo federal, dois representantes compartilharão as ações e os projetos de plataformas e regulamentação da identificação de animais e registros públicos da produção. Da iniciativa privada, um curtume apresentará a sua jornada de entrega de couros 100% rastreados, e também haverá uma palestra de tecnologia. A partir das entidades setoriais, serão debatidas perspectivas e metas sobre o tema para os próximos anos.

O Fórum CICB de Sustentabilidade é realizado pelo projeto Brazilian Leather, uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O evento terá tradução simultânea em inglês.

 

Fábrica Conceito terá produção de bolsas pela primeira vez

A Fábrica Conceito já é um espaço reconhecido da Fimec, que apresenta a produção de calçados dentro dos pavilhões da feira. Realizada pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC, em parceria com a Fenac e Coelho Assessoria Empresarial, a 14ª edição do projeto traz uma inovação. Com quatro linhas de produção, será a primeira vez que serão produzidas bolsas, em parceria com Luz da Lua, que criou dois modelos especialmente para esta feira.

A Fábrica Conceito ainda terá dois grandes nomes da indústria brasileira - Calçados Ramarim, produzindo um modelo de sandália e um tênis casual da marca Comfortflex; e Calçados Bompel, que produzirá quatro modelos de calçados classificados como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além da Escola do Calçado Senai, com dois modelos de tênis femininos. Nos três dias de feira, serão produzidos um total de 1.600 pares de calçados e 80 bolsas. Parte dos produtos produzidos será destinado a entidades que desenvolvem ações e projetos sociais da região.

Em um espaço de 1.300 metros quadrados, o projeto terá a participação de 70 empresas, incluindo fabricantes dos calçados e das bolsas, fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de componentes e materiais, além de sistemas de gestão de produção entre outros. Além disso, a Fábrica Conceito contará com cerca de 100 pessoas na produção, entre alunos do Senai Calçado e operários das marcas participantes. O projeto ainda contrata profissionais de mercado especialmente para a feira – e, muitas vezes, esta participação se transforma em oportunidade para a conquista de um novo emprego.

 

SERVIÇO

Evento: 47ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)

Data: 12 a 14 de março 2024

Horário: 13 às 20 horas

Local: Fenac | Av. Nações Unidas, 3825 – Bairro Ideal – Novo Hamburgo/RS, Brasil

Credenciamento: credenciamento gratuito para profissionais do setor através do site www.fimec.com.br.  Feira profissional - proibido o acesso de menores de 14 anos.

Realização: Fenac Experiências Conectam

Apresentação: Sicredi Pioneira

Patrocínio: Covestro, Transduarte, Ambiente Verde Indústria e Henkel

Apoio: Abicalçados, Abqtic, Abrameq, ACI-NH/CB/EV/DI, Aicsul, Assintecal, CICB, IBTeC e Sebrae/RS

 


COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Loucura por Sapatos apresenta tendências e lançamentos para o inverno 2024
Primeiro dia do evento teve a participação de visitantes de todo o Rio Grande do Sul. Feira acontece até o dia 14 de abril na Fenac, em Novo Hamburgo
Fenac reúne promoções e atrações para toda a família a partir desta quinta-feira (4)
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais acontecerão durante 11 dias em Novo Hamburgo
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais iniciam na próxima quinta-feira (4) em Novo Hamburgo
Eventos reúnem promoções e atrações para a família toda na Fenac
Loucura por Sapatos é atração para a família toda de 4 a 14 de abril em Novo Hamburgo
Tradicional evento reúne promoções de calçados, bolsas, roupas e itens para a casa
Fimec chega ao fim e revela um Brasil protagonista do setor coureiro-calçadista no cenário mundial
Presença de visitantes e expositores internacionais marcou edição deste ano
Segundo dia de Fimec é marcado por geração de negócios e networking
Com um público altamente qualificado, feira do setor coureiro-calçadista reúne pessoas do mundo todo para aproveitar oportunidades, expandir contatos e conhecer produtos inovadores. Evento ocorre até amanhã, dia 14, na Fenac, em
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.