Fimec 06 de MARÇO DE 2024

Sustentabilidade: Fimec 2024 apresenta formas de inovar através do reaproveitamento de resíduos da indústria calçadista

Em parceria com a empresa Ambiente Verde, feira deste ano também terá 90% da sinalização visual produzida com materiais sustentáveis


Ao encontro do mote “Inovação, tecnologia e impacto positivo no mundo”, a 47ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) firmou uma parceria com a empresa Ambiente Verde, que também é patrocinadora do evento. Buscando apresentar uma indústria coureiro-calçadista cada vez mais sustentável e atenta ao comportamento do mercado, a iniciativa permitirá que os visitantes da Fimec visualizem iniciativas sustentáveis que podem ser adotadas pelas indústrias do setor.

“Demonstraremos uma Ambiência Sustentável, juntamente com mais dois parceiros - a Ratoroi e a Ecosigns. Nesse espaço será apresentado como é possível inovar através do reaproveitamento inteligente de resíduos da indústria calçadista e dos resíduos plásticos da coleta seletiva”, destaca Alberto Luiz Wanner, sócio-diretor da Ambiente Verde. A empresa realiza o reaproveitamento inteligente dos resíduos da indústria calçadista juntamente com os resíduos plásticos da coleta seletiva das famílias. Após receber esses resíduos, transforma-os em insumos e produtos de alto padrão. “Ou seja, transformamos resíduos em riqueza”, complementa.

Ao falar sobre o processo da empresa, Wanner explica que a Ambiente Verde recebe resíduos das empresas calçadistas, transforma-os em matéria-prima ou produtos sustentáveis, sendo possível adquiri-los em uma proporção 1m² para cada 0,400 kg de resíduos enviados. “Os produtos que serão apresentados na Fimec serão: palmilhas, embalagens, contrafortes, expositores, eco pisos e eco revestimentos de parede da construção civil, materiais de marketing e pontos de venda, expositores de lojas e um modelo de estande para eventos”, detalha. O espaço da Ambiente Verde ficará localizado logo na entrada da Fimec, após o credenciamento dos visitantes.

De 2012 a 2023, a Ambiente Verde proporcionou uma série de benefícios socioambientais às empresas parceiras através do processo de reciclagem, totalizando: consumo de 38.462,75 tons de aparas industriais e coleta seletiva; redução de 48.816,92 tons na emissão de gases de efeito estufa; redução de 37.970,43 m³ de consumo de petróleo; redução de 14.300,45 m³ de consumo de água; e redução de 198.479 kW de consumo de energia.

 

Sustentabilidade nos corredores da feira

Da mesma forma que Wanner, o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, enxerga a parceria entre Fimec e Ambiente Verde como o resultado de uma sinergia de propósitos. “Queremos mostrar o processo do resíduo e no que ele pode se transformar, para que o visitante tenha noção da aplicabilidade desses insumos e saber que ele pode negociar seus resíduos para receber em troca algo do seu interesse”, detalha Jung. “Nosso objetivo sempre é fornecer inspiração para gerar transformação no setor através das feiras profissionais”, lembra o diretor-presidente.

Além do espaço da empresa que apresentará o processo do resíduo, Jung enfatiza que 90% da sinalização visual da Fimec e lixeiras que estarão presentes na feira são de materiais sustentáveis e foram produzidas a partir desse processo da Ambiente Verde. “Como uma feira que é referência no setor calçadista, precisamos ir além de só escolher a sustentabilidade como um tema. A partir dessa iniciativa, a Fimec reitera o compromisso de ser um exemplo e apresentar caminhos para tornar as indústrias cada vez mais sustentáveis”, finaliza.

 

SERVIÇO

Evento: 47ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)

Data: 12 a 14 de março 2024

Horário: 13 às 20 horas

Local: Fenac | Av. Nações Unidas, 3825 – Bairro Ideal – Novo Hamburgo/RS, Brasil

Credenciamento: credenciamento gratuito para profissionais do setor através do site www.fimec.com.br.  Feira profissional - proibido o acesso de menores de 14 anos.

Realização: Fenac Experiências Conectam

Apresentação: Sicredi Pioneira

Patrocínio: Covestro, Transduarte, Ambiente Verde Indústria e Henkel

Apoio: Abicalçados, Abqtic, Abrameq, ACI-NH/CB/EV/DI, Aicsul, Assintecal, CICB, IBTeC e Sebrae/RS


COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Loucura por Sapatos apresenta tendências e lançamentos para o inverno 2024
Primeiro dia do evento teve a participação de visitantes de todo o Rio Grande do Sul. Feira acontece até o dia 14 de abril na Fenac, em Novo Hamburgo
Fenac reúne promoções e atrações para toda a família a partir desta quinta-feira (4)
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais acontecerão durante 11 dias em Novo Hamburgo
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais iniciam na próxima quinta-feira (4) em Novo Hamburgo
Eventos reúnem promoções e atrações para a família toda na Fenac
Loucura por Sapatos é atração para a família toda de 4 a 14 de abril em Novo Hamburgo
Tradicional evento reúne promoções de calçados, bolsas, roupas e itens para a casa
Fimec chega ao fim e revela um Brasil protagonista do setor coureiro-calçadista no cenário mundial
Presença de visitantes e expositores internacionais marcou edição deste ano
Segundo dia de Fimec é marcado por geração de negócios e networking
Com um público altamente qualificado, feira do setor coureiro-calçadista reúne pessoas do mundo todo para aproveitar oportunidades, expandir contatos e conhecer produtos inovadores. Evento ocorre até amanhã, dia 14, na Fenac, em
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.