22 de SETEMBRO DE 2017

Confira a programação da Semana do Calçado


O setor coureiro-calçadista prepara-se para a Semana do Calçado 2017, uma semana inteira de discussões, de 1º a 5 de outubro, em sete eventos diferentes, focados no tema “Inovação Colaborativa”, chamando a atenção para a busca de soluções inovadoras em cada elo da cadeia, com foco no arranjo produtivo.

Associação Brasileira das Indústrias de Calçados – Abicalçados, Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins – Abrameq, Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos – Assintecal, Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil – CICB, Couromoda, Fimec 2018, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae RS implementarão as ações da semana criada pelo IBTeC e pelo Sebrae com o objetivo de  promover atividades de integração de todas as áreas do setor coureiro-calçadista em uma semana de atividades, palestras e trocas de experiências.

Os eventos trarão à discussão temáticas como produtividade, inovação, sustentabilidade e novas tecnologias, como forma de se repensar a matriz produtiva, quebrando paradigmas e buscando soluções para superar as lacunas tecnológicas ainda existentes.

A expectativa é de que o número de 800 participantes registrados em 2016 seja superado este ano, chegando a 2.000 pessoas.
As inscrições para todas as atividades da semana podem ser feitas através do site – www.semanadocalcado.com.br, direto no link de cada ação.

IBTeCHDAY – MARATONA DE DESAFIOS TECNOLÓGICOS VOLTADOS AO SETOR CALÇADISTA

O IBTeCHDAY, maratona de desafios tecnológicos voltados ao setor calçadista, é a atividade que abrirá a programação da Semana do Calçado, no domingo, dia 1º de outubro. Promovida pelo IBTeC a atividade tem como objetivo fomentar a geração de produtos, processos e serviços inovadores, por meio da metodologia de maratona de desafios tecnológicos. A sistemática propõe a integração com empresas de base tecnológica incubadas nos principais parques tecnológicos - startups, programas de pós-graduação, escolas técnicas e demais pesquisadores, para buscar soluções inovadoras para os principais gargalos tecnológicos do setor.
Para este projeto, o IBTeC conta com a parceria do Sebrae, Tecnosinos, Feevale Techpark e Tecnopuc.
A atividade aceita inscrições até o dia 28 de setembro, de grupos de até quatro pessoas para apresentar soluções para desafios que serão conhecidos somente no dia da competição. Produtividade, automação e indústria 4.0, design, funcionalidade e internet das coisas; tecnologia em materiais; sustentabilidade; novos modelos de negócio, estarão entre os temas que serão colocados.

As equipes terão à disposição, durante todo o dia, técnicos especialistas no setor calçadista, tecnologia da informação, engenharia de materiais e engenharia de produção, para auxiliar e estimular os participantes, alinhando e disponibilizando panorama setorial atual.
Os grupos conhecerão os desafios às 8h do dia 1º, poderão escolher o tema no qual queiram trabalhar, e terão até as 18h45min para apresentar seus produtos e soluções. As apresentações serão feitas no próprio dia 1º, a partir das 19h15min, após o sorteio da ordem de apresentações. Às 21h serão conhecidos os finalistas. Os vencedores serão conhecidos somente no dia 5 de outubro, na abertura do 3º Fórum de Inovação do IBTeC.

A premiação será em passagens ao Vale do Silicio para a equipe que ficar em primeiro lugar, com visitas às sedes de Facebook, Google e Apple. Para o segundo lugar, passagens e inscrições aos participantes do grupo, para o Campus Party 2018, maior maratona tecnológica do Brasil.

SEMINÁRIO COMERCIAL

Na segunda-feira, 2 de outubro, Sebrae e Couromoda promoverão o  Seminário Comercial, com palestrantes nacionalmente reconhecidos. O encontro acontecerá no Locanda Hotel, a partir de 18h. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site www.semanadocalcado.com.br.  Os organizadores solicitam 1kg de alimento como inscrição – a arrecadação será destinada à Horta Comunitária Joanna de Ângelis.

A primeira palestra, sobre o tema “Indústria 4.0 e o futuro da indústria do calçado”, será apresentada por Gil Giardelli. Professor nos cursos de Pós-Graduação e MBA ESPM e no Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (INEPAD) da Universidade de São Paulo – USP, com 18 anos de experiência, o palestrante é web ativista e difusor de conceitos e atividades ligados a sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa, inovação radical e transformação digital.
 Ele abordará o movimento de digitalização da indústria, movimento chamado de “Indústria 4.0”, que coloca no centro dos debates pontos como os prazos para entrega ao mercado, que se reduziram e continuarão a se reduzir drasticamente, com os clientes exigindo produtos mais específicos e que atendam às suas necessidades específicas. “

Na segunda palestra do dia, Julio Takano falará sobre “Tendências e as novas soluções para o varejo”. Fundador e CEO da KT Retailing, que integra as disciplinas de planejamento estratégico, branding, arquitetura de varejo, comunicação visual, visual merchandising e design de equipamentos, o palestrante atua há 24 anos no segmento de varejo, na América Latina desenvolvendo arquitetura de negócios e conceitos de store design. É responsável pela criação de mais de 500 conceitos de lojas com grande reposicionamento estratégico e incremento de vendas, totalizando 8.5 milhões m².
Takano vai falar sobre as mudanças que o varejo enfrenta com a virtualização das relações de compra. As conquistas digitais e tecnológicas têm impacto sobre o ponto de venda e o conceito de lojas físicas. Neste novo cenário, além de mudar radicalmente as relações com os consumidores, modificam-se as relações com fornecedores, afirma o palestrante. O encerramento das palestras está previsto para as 20h, quando ocorrerá um momento de networking, com coquetel.

FF EXCHANGE

Terça-feira, 3 de outubro, será realizado o FF Exchange, evento promovido por Abicalçados, Assintecal, Abrameq e CICB,  com o objetivo de aproximar indústrias associadas das entidades de empresas fornecedoras de serviços de web design, e-commerce e branding/comunicação digital.

A dinâmica do evento é de rodadas de negócios, com três minutos para que cada empresa fornecedora apresente seus serviços para as empresas compradoras, agilizando o processo e tornando a informação mais objetiva.

O FF Exchange será realizado no auditório do IBTeC, das 14h às 17h.
Inscrições podem ser feitas no site https://www.eventbrite.com.br. Fornecedores pagam R$ 55,00 de taxa, e empresas âncoras não pagam.


ANÁLISE DE CENÁRIOS

Abicalçados, Assintecal e CICB promoverão, com apoio do IBTeC e Abrameq, também na terça-feira 3 de outubro, a palestra “Análise de Cenários”. O evento, que é semestral, apresenta as perspectivas econômicas para o próximo período. As inscrições estão abertas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd1d6L1sTQdXiKWy5eXJ_7uDlSAZHWZs_aeWg9BoADNcCP7Xg/viewform. A palestra está marcada para às 18h30min, no Locanda Hotel, em Novo Hamburgo/RS. O encontro será conduzido pela doutora em Economia, Patrícia Palermo. A economista, formada pela UFRGS, é mestre e doutora em economia aplicada pela mesma universidade. Foi duas vezes vencedora do prêmio "Jovem Pesquisador UFRGS/CNPq" na área de sociais aplicadas. É uma das autoras do livro "A crise econômica internacional e os impactos no Rio Grande do Sul", primeira publicação em língua portuguesa a estimar os impactos da crise financeira internacional 2008/2009 e do livro "O Rio Grande tem Saída?", publicado em 2014. Desde 2011 atua como economista-chefe do Sistema Fecomércio-RS.

FF MEETING

O Senai de Inovação Metalmecânica, de São Leopoldo, será o palco do FF Meeting, de 13h30min às 17h30min de quarta-feira, 4 de outubro. Promovido por Abicalçados, Assintecal, Abrameq, CICB e IBTeC, o evento é um encontro de entidades representativas do setor coureiro-calçadista, entidades de setores afins e parceiros com o objetivo de criar engajamento e debater a Indústria 4.0 no Brasil. “Máquinas e tecnologias para o futuro do calçado” será a temática do encontro, que promoverá a discussão dos conceitos trabalhados até o momento, com foco no setor coureiro calçadista.

CONEXÃO INSPIRAMAIS

O coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, o estilista Walter Rodrigues, será o palestrante do Conexão Inspiramais, evento que será realizado quarta-feira, 4 de outubro, a partir de 18h, no Cinespaço Novo Hamburgo – Sala 1, no Shopping Bourbon.
O Conexão Inspiramais é um ciclo de palestras que tem início com a pesquisa de inspirações e referências de moda para o verão 2019. Esta pesquisa é desenvolvida com as empresas participantes do Inspiramais, contando com a coordenação de Walter Rodrigues e com curadoria para criação e desenvolvimento de materiais inovadores em design e tecnologia nas empresas participantes através de consultores.
Os materiais desenvolvidos com as empresas participantes são lançados no Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes, cuja próxima edição ocorre nos dias 16 e 17 de janeiro, em São Paulo/SP.
As inscrições podem ser feitas no site http://www.inspiramais.com.br/agenda.

3º FORUM DE INOVAÇÃO

IBTeC e Sebrae trazem o tema central da Semana do Calçado para discutir no 3º Fórum de Inovação, que fechará a programação no dia 5 de outubro, a partir das 17h, no Locanda Hotel. As inscrições podem ser feitas no site www.semanadocalcado.com.br.
A programação iniciará com a divulgação dos resultados do IBTeCHDAY e premiação dos vencedores, às 17h.

Em seguida, o sócio fundador da Innoscience Consultoria, Felipe Ost Scherer, faz a primeira palestra, “Potencializando a inovação através da colaboração “. Mestre em Administração de Empresas pela UFRGS, consultor empresarial, palestrante e professor na ESPM/SUL, é autor de dois livros sobre inovação e mentor de inovação na Endeavor Brasil, e escreve para o Portal Exame, StartSe Infomoney e Administradores.com.
Na segunda palestra, o engenheiro de Produção, Mestre em Engenharia de Materiais pela UFRGS com MBA em Gestão Industrial pela FGV, Carlos Alberto Fadul falará sobre “Os desafios da competitividade – Inovação na Indústria”. Diretor executivo do Centro de Inovação em Processos Produtivos e também de Diretor do LABelectron – Laboratório-Fábrica para o Desenvolvimento e Testes de Processos e Produtos Eletrônicos, Fadul tem mais de 20 anos de experiência na condução de projetos na área de manufatura.

Após o coffee break, será realizado o Painel Exclusivo Debates, com o tema “Inovação na prática”. A editora do Jornal Exclusivo, jornalista Roberta Pschichholz, mediará o debate que terá os cases da Aché Laboratórios e de Calçados Bibi. O presidente de Calçados Bibi, Marlin Kohlrausch, falará sobre a experiência da indústria que tem 35 anos e tem sido fonte de inspiração para empresas de todo o país. A coordenadora de Inovação Radical do Aché Laboratórios, à frente do Laboratório de Design e Síntese Molecular, Alessandra Mascarello, apresentará o case de inovação colaborativa da Aché Laboratórios. O presidente executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, e o gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae, Marco Aurélio Copetti, também participarão do painel, falando das ações das duas entidades na área de inovação colaborativa.

COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Sulserve acontece entre os dias 14 e 16 de maio em Novo Hamburgo
Com mais de 50 expositores confirmados, Feira de Panificação, Food Service e Hotelaria reunirá profissionais para apresentar novidades e tendências para o setor
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais reúnem mais de 60 mil visitantes em Novo Hamburgo
Público aproveitou descontos de uma das mais tradicionais promoções da região. Em paralelo, Festival apresentou rótulos e novidades do universo cervejeiro.
Últimos dias para aproveitar as promoções na Loucura por Sapatos
Até o dia 14 de abril, evento reúne calçados, roupas, bolsas e acessórios com descontos especiais na Fenac, em Novo Hamburgo. Em paralelo, Festival de Cervejas Artesanais prepara atrações para todos os gostos e estilos
Loucura por Sapatos apresenta tendências e lançamentos para o inverno 2024
Primeiro dia do evento teve a participação de visitantes de todo o Rio Grande do Sul. Feira acontece até o dia 14 de abril na Fenac, em Novo Hamburgo
Fenac reúne promoções e atrações para toda a família a partir desta quinta-feira (4)
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais acontecerão durante 11 dias em Novo Hamburgo
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais iniciam na próxima quinta-feira (4) em Novo Hamburgo
Eventos reúnem promoções e atrações para a família toda na Fenac
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.