Institucional 14 de DEZEMBRO DE 2023

Fenac se consolida como o maior e mais ativo centro de eventos do Rio Grande do Sul

Pavilhões receberam mais de 500 mil pessoas ao longo de 2023


Com feiras próprias já consolidadas no mercado e sendo palco para diversos eventos de terceiros, a Fenac Experiências Conectam decidiu expandir sua atuação e oferecer novos serviços em 2023. Ao longo do ano, mais de 500 mil pessoas circularam pelos pavilhões localizados em Novo Hamburgo/RS, em um total de 50 eventos, entre promovidos e sediados, que proporcionaram negócios e experiências de entretenimento a pessoas de diferentes países e estados brasileiros. “Isso nos torna um dos maiores e mais ativos centro de eventos do Rio Grande do Sul, já que tivemos eventos acontecendo em nossos pavilhões em praticamente todas as semanas do ano”, destaca Marcio Jung, diretor-presidente da Fenac.

Ao fazer uma avaliação do ano, Jung relembrou as etapas do trabalho realizado sob sua gestão, que foram fundamentais para chegar em 2023 consolidando a Fenac de tal forma. “Desde o início tivemos um trabalho de gestão, administração e inovação, a partir de um pensamento estratégico na empresa, com diagnóstico, profissionalização da equipe, aumento de caixa e recursos próprios, lançamento de novos eventos, benfeitorias constantes na infraestrutura e processo de melhoria contínua predial, dando condições de realizarmos feiras com maior frequência e um lead time menor, ou seja, diminuindo o tempo entre construir, realizar e desmontar a feira, podendo ampliar o espaço para locação dentro da Fenac”, relembra.

Em 2023, a Fenac promoveu cinco feiras profissionais, sendo elas: a Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, a Sulserve - Feira de Panificação, Food Service e Hotelaria, a Feipet - Feira de Negócios para Animais de Estimação, a Sul Beleza - Feira Profissional de Beleza, Estética e Bem-estar e a Reparasul - Feira de Autopeças e Reparação Automotiva. Já na área de entretenimento, a Fenac realizou duas edições da Loucura por Sapatos, em paralelo a duas do Festival de Cervejas Artesanais. “Todas as feiras apresentaram resultados positivos e geraram bons negócios para expositores e visitantes. Podemos destacar a Fimec e a Feipet que, neste ano, vieram maiores e mais fortes, com ótima presença do público”, pontuou Jung.

 

Novo serviço: Fenac oferece assessoria para organização e operacionalização de feiras de terceiros

Diante de uma estrutura física renovada e de todo um trabalho de gestão realizado, neste ano, além da oportunidade de locação dos pavilhões do centro de eventos, a Fenac apresentou um novo serviço ao mercado. “Entramos 2023 lançando um modelo de serviço para quem nos contrata, tornando possível aplicar a inteligência de negócio da Fenac para feiras e eventos de terceiros, através do serviço de assessoria e operacionalização de eventos”, detalha Jung.

Agora, também é possível contratar toda a expertise da empresa para a organização e a operacionalização de feiras de qualquer segmento e porte. O serviço oferecido compreende todas as etapas da organização e operacionalização do evento, como: montagem, elaboração, estacionamento, segurança, credenciamento e limpeza. Além da opção de contratar a assessoria completa, o cliente também pode selecionar quais etapas do serviço desejar que a Fenac operacionalize em seu evento.

Em agosto deste ano, a Fenac realizou a primeira feira nesse novo formato: a Delly’s Food Show. Contratada pelo Grupo Delly’s, a empresa fez toda a organização e operacionalização do evento, que contou com 1.500 m² e 72 expositores de marcas de todo o Brasil. Outro evento que contou com a assessoria da Fenac foi o Solar Z Summit. Ainda em 2023, a Fenac fechou a locação e o serviço de assessoria para a ExpoRaiz, que acontecerá em julho de 2024. Nesse evento, a Fenac estará à frente da organização do mapa da feira e operará os serviços de credenciamento, estacionamento e praça de alimentação.

 

Benfeitorias para renovação do centro de eventos

As melhorias na infraestrutura da Fenac são uma preocupação constante da empresa. Em março deste ano, na Fimec, a Fenac apresentou à comunidade as primeiras escadas rolantes do complexo, contribuindo para o novo posicionamento da empresa como referência no mercado de grandes eventos de diferentes segmentos e facilitando o fluxo de pessoas em eventos que utilizam simultaneamente os pavimentos inferior e superior. A novidade exigiu um investimento superior a R$ 1 milhão, oriundos de recursos próprios da Fenac. Ainda no mesmo evento, a Fenac lançou o modelo de estacionamento com cancelas eletrônicas, facilitando o acesso dos visitantes.

As benfeitorias realizadas na infraestrutura do centro de eventos ocorreram ao longo de todos os anos sob a atual gestão, contemplando: troca dos telhados dos pavilhões; manutenção da parte elétrica; readequação dos condicionadores de ar e captação pluvial; licenciamento ambiental e parte documental legal regularizada, incluindo o PPCI (Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios); atualização e otimização do sistema de refrigeração do centro de eventos;  reorganização do estacionamento, com a pintura e a sinalização adequada das vagas para proporcionar mais organização a cada evento; e melhorias no sistema de iluminação interno e externo.

 

Fenac recebe mais de 40 eventos de terceiros

Além das feiras próprias, 41 eventos de terceiros foram sediados pela Fenac ao longo do ano, sendo 17 novos, que ocorreram pela primeira vez no centro de eventos. Entre os eventos recebidos, destaque para: os religiosos com público visitante de cerca de 30 mil pessoas; os feirões de carros que geraram grande volume de vendas e circulação na economia local; a realização do Solar Z Summit e de um casamento privado, ambos apresentando as possibilidades de locação do Salão Nobre para eventos corporativos e sociais. Também ocorreram treinamentos empresarias, como os da RGE e AutoRede, além de shows com atrações variadas.

 

Retrospectiva da gestão: como a Fenac se tornou o maior centro de eventos do RS

O primeiro ano da atual administração da Fenac, em 2017, focou em profissionalizar a sua gestão e realizar um diagnóstico da empresa para estabelecer uma gestão com foco nos resultados, com a análise e readequação de custos, além do lançamento de novos eventos. Em consequência desse trabalho, em 2018, ocorreram as primeiras edições das novas feiras profissionais da Fenac, a Sulserve e a Reparasul, buscando movimentar a economia local e atender a tendência de regionalização desse tipo de evento. Em 2019, uma das grandes conquistas foi a aquisição da Feipet - Feira de Negócios para Animais de Estimação, principal evento de negócios pet da região Sul e única feira do segmento no RS. Com isso, a Fenac completou oito feiras e eventos próprios em seu calendário anual, contemplando diferentes segmentos e se reafirmando como a maior promotora de feiras com pavilhões próprios do Brasil. 

O ano de 2020 foi marcado por desafios e reinvenção para a Fenac. A chegada da pandemia de Covid-19 exigiu que a empresa promovesse a construção de um novo caminho baseado em uma gestão sólida. Naquele ano, a Fenac realizou dois de seus eventos próprios de forma presencial: a Fimec, em março, e a Loucura por Sapatos, em dezembro. Ambos seguiram rigorosos protocolos de biossegurança. Além disso, as demais feiras profissionais tiveram edições on-line, buscando movimentar os mercados, gerar negócios e promover diálogo entre profissionais dos setores em um momento de incertezas. Já em 2021 a Fenac se organizou para realizar as feiras assim que fossem liberadas pelos órgãos governamentais, com a retomada da maioria dos eventos presenciais nos pavilhões. Além disso, apresentou à comunidade o Salão Nobre que, além de ser um receptivo para as feiras, consiste em um espaço multiuso que possibilita a locação para eventos sociais e particulares, como formaturas, casamentos, aniversários e eventos corporativos. Com a retomada integral do calendário de eventos, em 2022 todos as feiras da Fenac apresentaram crescimento, além de receber eventos inéditos de terceiros nos pavilhões.

 

Olhar para o futuro: perspectivas para 2024

Para o próximo ano, a Fenac projeta ampliar seus eventos e receber ainda mais visitantes nos pavilhões, além de ampliar o serviço de assessoria e operacionalização de eventos de terceiros. “Nosso objetivo é que a Fenac permaneça sendo um importante indutor de negócios, entretenimento, turismo e do comércio local, contribuindo para o desenvolvimento econômico de Novo Hamburgo, do Rio Grande do Sul e do Brasil”, avalia Jung. A Fimec, primeira feira que será promovida pela Fenac no próximo ano, já se revela a maior edição dos últimos 10 anos em área de exposição, chegando a praticamente 14 mil m². Nesta feira, são esperados visitantes de mais de 30 países e 25 estados brasileiros.

 

CALENDÁRIO DE EVENTOS - FENAC 2024

12 a 14 de MARÇO – 47ª FIMEC | Feira Profissional voltada à Cadeia Coureiro-Calçadista

04 a 14 de ABRIL – LOUCURA POR SAPATOS | Tradicional Promoção de Calçados da Região e 17º FESTIVAL DE CERVEJAS ARTESANAIS | Cervejarias Artesanais, Gastronomia e Música ao vivo

14 a 16 de MAIO – SULSERVE | Feira Profissional de Panificação, Food Service e Hotelaria

09 a 11 de JUNHO – FEIPET | Feira Profissional de Negócios para Animais de Estimação

03 a 13 DE OUTUBRO - LOUCURA POR SAPATOS | Tradicional Promoção de Calçados da Região e 18º FESTIVAL DE CERVEJAS ARTESANAIS | Cervejarias Artesanais, Gastronomia e Música ao vivo

09 a 11 de NOVEMBRO – SUL BELEZA | Feira Profissional de Beleza, Cabelos, Estética e Bem-estar

20 a 23 de NOVEMBRO – REPARASUL | Feira Profissional de Autopeças e Reparação Automotiva

 

Sobre a Fenac: Localizada de forma estratégica, proporcionando um ambiente ideal para eventos e feiras de todos os portes, a Fenac fica na região metropolitana de Porto Alegre, às margens da BR-116, 35km do Aeroporto Internacional Salgado Filho, menos de duas horas/voo de centros importantes como São Paulo e Buenos Aires, e 38 minutos de trem do Aeroporto Internacional Salgado Filho. São 36.399 m² de área construída, mais de 30.000 m² de área de exposição totalmente climatizados, com estacionamento para mais de 2 mil carros, a Fenac ainda é o único centro de eventos da América do Sul que possui estação de metrô e rodoviária junto aos pavilhões.


COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Fimec e Fórum CICB de Sustentabilidade renovam parceria para 2025
Pelo terceiro ano consecutivo, o Fórum será durante a realização da maior feira coureiro-calçadista na América Latina, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de março
Sulserve acontece entre os dias 14 e 16 de maio em Novo Hamburgo
Com mais de 50 expositores confirmados, Feira de Panificação, Food Service e Hotelaria reunirá profissionais para apresentar novidades e tendências para o setor
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais reúnem mais de 60 mil visitantes em Novo Hamburgo
Público aproveitou descontos de uma das mais tradicionais promoções da região. Em paralelo, Festival apresentou rótulos e novidades do universo cervejeiro.
Últimos dias para aproveitar as promoções na Loucura por Sapatos
Até o dia 14 de abril, evento reúne calçados, roupas, bolsas e acessórios com descontos especiais na Fenac, em Novo Hamburgo. Em paralelo, Festival de Cervejas Artesanais prepara atrações para todos os gostos e estilos
Loucura por Sapatos apresenta tendências e lançamentos para o inverno 2024
Primeiro dia do evento teve a participação de visitantes de todo o Rio Grande do Sul. Feira acontece até o dia 14 de abril na Fenac, em Novo Hamburgo
Fenac reúne promoções e atrações para toda a família a partir desta quinta-feira (4)
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais acontecerão durante 11 dias em Novo Hamburgo
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.