• +55 51 3584.7200

    A FENAC

    01. Histórico da Fenac
    Num passeio pelo passado, é importante recordar que Novo Hamburgo já havia demonstrado uma vocação para feiras e exposições. O então segundo distrito de São Leopoldo realizou, em 1924, uma mostra de sua produção, que foi visitada pelo governador do Estado, Antônio Augusto Borges de Medeiros. Ele ficou tão impressionado com o que viu, que prometeu aos hamburguenses que trabalharia pela emancipação do distrito, apesar das severas restrições da legislação de então.

    Borges de Medeiros cumpriu sua promessa quase 3 anos depois, em 5 de abril de 1927, e pode-se dizer que foi a capacidade de promoção de uma feira o agente que acabou gerando a emancipação. Mais tarde, na primeira metade da década de 50, o então prefeito Plínio Arlindo de Moura decidiu promover uma feira de calçados na cidade. Chegou a encomendar o projeto de um pavilhão de exposições, mas não conseguiu a adesão do empresariado e sua idéia ressurgiria somente em 1959, quando o próprio Moura a incluiu no plano de governo do candidato a prefeito Martins Avelino Santini.

    Eleito, Santini dispôs-se a realizar integralmente o plano de governo, e tornou-se o grande líder da realização da primeira Fenac, da construção e reerguimento do pavilhão de exposições depois que ele foi destruído por um vendaval, da obra colossal que foi aterrar este terreno e aqui construir um parque de exposições. Santini teve o empresariado unido em torno da idéia, e para isso foi fundamental o trabalho de dois homens: Bruno Petry e Paulo Sérgio Gusmão. Inspirados pela Festa da Uva promovida por Caxias do Sul, os dois foram os grandes catalisadores que uniram todo o empresariado em torno da proposta de fazer em Novo Hamburgo uma grande festa e feira do calçado.

    Com a união, nada mais era impossível. Os recursos foram obtidos, através dos cofres da própria municipalidade, de auxílio do governo do estado e dos municípios do Vale do Sinos, até através da rifa de dois automóveis Renault Dofine. Uma grande equipe foi formada, em comissões e sub-comissões, e a realização da primeira Feira Nacional do Calçado tornou-se um imenso mutirão comunitário sob a regência, a capacidade de trabalho e o entusiasmo do comerciante Agostinho Cavasotto, escolhido como primeiro presidente.

    Muitas foram as dificuldades, muitos foram os obstáculos. Mas a união faz a força, e apesar do pavilhão praticamente concluído ter ruído no dia 9 de abril de 1963, a primeira Fenac foi inaugurada, com pompa e festa, em 25 de maio do mesmo ano. E foi um sucesso estrondoso, a coroação de anos de trabalho. O público impressionou-se com os estandes que ocupavam integralmente os 4 mil metros quadrados do pavilhão e com muitas outras atrações inesquecíveis, como a escolha da primeira Cinderela do Calçado, Rita Lenz, e da eleição da Miss Rio Grande do Sul, Ieda Maria Vargas. Ao longo dos anos, a Fenac cumpriu – e vem cumprindo – com seu papel protagonista de importantes momentos para o setor coureiro-calçadista, dando seguimento a esta história de crescimento e de grandes realizações.
    02. Infraestrutura
    O Parque de Exposições da Fenac possui 36.399 m² de área construída, com área de exposição de 29.597 m², sendo 28.967 m² totalmente climatizados.
    • Pontos de água e dispositivos com hidrantes para prevenção de incêndios
    • Centrais elétrica e telefônica
    • Rede de ar comprimido, rede de água e esgoto
    • Sistema de cabeamento que disponibiliza o uso da web em todo o complexo
    • Estacionamento para 2.300 carros
    • Heliponto
    • 3 subestações elétrica com capacidade total de 4.000 KWAs
    • Energia elétrica: monofásica, bifásica e trifásica
    • Tensão: 220 e 380 volts
    03. Planta Baixa
    Planta Baixa
    04. Centro de Eventos e Auditório
    O Centro de Eventos e o Auditório da Fenac são espaçosos e funcionais, oferecendo as condições apropriadas para sediar eventos dos mais diversos portes. Os locais são climatizados, com acesso e estacionamento exclusivos, dispõem de capacidade para 1.000 e 200 pessoas respectivamente, com possibilidade de serem transformados em restaurante para festas ou coquetéis, evitando deslocamentos para fora do local durante as feiras e eventos. Também podem ser usados como espaço para credenciamentos, sala de imprensa, galeria de arte, entre outras opções de utilização.

    Áreas:
    CENTRO DE EVENTOS 2.220 m²
    SALA AGOSTINHO CAVASOTTO 250 m²
    AUDITÓRIO
    05. Restaurante Panorâmico
    Com localização privilegiada, junto a um espaço tranqüilo, rodeado de muito verde e integrando o complexo da Fenac, o Restaurante Panorâmico tem capacidade para atender 500 pessoas simultaneamente em coquetéis, almoços, festas e solenidades especiais. Possui área de 990m², estacionamento para 100 carros e é um espaço tradicional na realização de eventos marcantes na área social e gastronômica.
    06. Green Park Hotel
    Hotel com 41 apartamentos standard e super luxo, com telefone, ar condicionado, TV a cabo, frigobar, garagem individual e room service. Possui Sala de Eventos equipada para 40 a 60 pessoas, piscina, pista de Cooper e playground, oferecendo diárias com café da manhã, sem cobrança de taxas de serviços. Está localizado ao lado do Parque de Exposições FENAC em área de 15.000 m² com muito verde e junto ao maior Centro Tenístico do Estado, com 11 quadras de saibro.

    Informações: +55 51 3587 3588
    E-mail: greenparkhotel@greenparkhotelfenac.com.br
    Rua Araxá, 755 - Novo Hamburgo/RS/Brasil
    07. Conheça um pouco mais que a Fenac oferece
    Aeroporto Próximo O Parque de Exposições da Fenac está distante cerca de 40 quilômetros do Aeroporto Internacional Salgado Filho, no Centro do Mercosul e a menos de duas horas de vôo de cidades como São Paulo e Buenos Aires, por exemplo.
    Hotel Expositores e visitantes contam com a comodidade do Green Park Hotel Fenac junto ao complexo da Fenac, com 41 apartamentos standard e super luxo, com telefone, ar condicionado, TV a cabo, frigobar, garagem individual e room service.
    Estacionamento Amplo estacionamento, com 2.300 vagas, com segurança durante os principais eventos organizados pela Fenac e devidamente sinalizado, oferecendo ainda espaço para veículos de grande porte.
    Wi-Fi Toda a comodidade da Internet sem fio está disponível nos vários ambientes da Fenac, com serviço de alta velocidade.
    Restaurante Com localização privilegiada, junto a um espaço tranqüilo, rodeado de muito verde e integrando o complexo da Fenac, o Restaurante Panorâmico tem capacidade para atender 500 pessoas simultaneamente em coquetéis, almoços, festas e solenidades especiais. Possui área de 990m², estacionamento para 100 carros e é um espaço tradicional na realização de eventos marcantes na área social e gastronômica.
    Climatização Todos os ambientes da Fenac oferecem climatização total: pavilhões, centro de eventos e auditório podem ter a temperatura adequada, permitindo condições de total conforto para quem circula nos mais diversos espaços da Fenac.
    Trensurb Dentro de pouco tempo a Fenac contará com uma estação junto ao seu Parque de Exposições, facilitando ainda mais o acesso de quem pretende participar dos eventos organizados em Novo Hamburgo. O próprio acesso entre a Fenac e o Aeroporto Salgado Filho ou mesmo a Estação Rodoviária serão ainda mais facilitados, já que o Trensurb ligará os municípios de Porto Alegre a Novo Hamburgo com total segurança e rapidez.
    Heliponto Para quem pretende chegar ainda mais rapidamente ao Parque de Exposições, a Fenac oferece um heliponto para receber aeronaves.